Untitled Document
SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
29 de MAIO de 2021 | Fonte: G1-MS

Prefeito de Dourados decreta lockdown por 14 dias no município

A medida visa tentar reduzir o avanço da pandemia de Covid-19 na cidade.
Foto: Divulgação

O prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP), decretou na sexta-feira (28/05), lockdown no município pelo período de 14 dias, válido a partir deste domingo (30/05). A medida visa tentar reduzir o avanço da pandemia de Covid-19 na cidade.

 

De acordo com o prefeito, a medida mais severa é necessária diante do aumento do número de casos e da quantidade de pessoas na fila de espera por leitos para tratamento da doença.

 

“Estamos vivendo um momento importante, porém difícil. Enfrentando um inimigo que é o vírus da Covid-19 e lamentando o cenário que não é só em Dourados, mas do Brasil. E se nenhuma medida efetiva for tomada no nosso município podemos perder o controle da situação. Estamos com uma média de 40 a 50 pessoas na fila da UTI diariamente. Esse é um momento de união. Estamos trabalhando, fazendo tudo o que está ao nosso alcance e precisamos passar por esse momento juntos. Entendemos que é um momento que a sociedade precisa se unir para juntos oferecermos condições para que o serviço de saúde continue atendendo”, pondera o Prefeito Alan Guedes.

 

Dourados foi a única cidade do estado a receber a bandeira cinza, que significa grau extremo, na classificação de risco para a pandemia do programa Prosseguir, do governo do estado. Neste enquadramento, o programa recomenda aos municípios que autorizem somente o funcionamento de serviços essenciais.

 

Nesta sexta-feira (28/05), Dourados confirmou mais 112 casos novos, o que elevou o total de pessoas contaminadas no município para 31.312. A macrorregião, que tem a cidade como polo, possui 63 pessoas na fila de espera por leitos clínicos ou de terapia intensiva (UTIs), sendo 38 do próprio município.

 

A taxa de ocupação de leitos de UTI do SUS no município está em 95%.

 

O que pode e o que não pode durante o lockdown:

Segundo a prefeitura de Dourados, a partir de domingo fica proibida a circulação de pessoas nas vias públicas durante todo o dia. As pessoas só podem sair de casa para ir a supermercados, açougues e padarias, farmácias, hospitais e postos de gasolina, mas é preciso seguir algumas restrições.

 

Estes estabelecimentos podem abrir, mas devem atender apenas com 50% da capacidade. Será permitida a entrada de apenas uma pessoa por família, salvo em casos de famílias monoparentais e pessoas que precisem de acompanhante devido a condições físicas e psicológicas.

 

Os supermercados, açougues e padarias podem funcionar de segunda à sábado até às 18h. No domingo, será permitido funcionar até às 14h. As distribuidoras de água e gás podem funcionar de segunda à sábado até às 18h. Postos de gasolina e farmácia podem funcionar 24h dia.

 

Os serviços de saúde que atendem urgência, emergência e alto risco vão continuar funcionando normalmente. Atendimentos eletivos ficam suspensos. Serviços de transporte de passageiros e ônibus poderão funcionar para pessoas que precisarem dos serviços com 50% de capacidade de pessoas sentadas.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document