Foto: Divulgação/Fiems |
Ao participar, nesta quarta-feira (19/05), de encontro com o embaixador do Estados Unidos, Todd Crawford Chapman, o presidente da FIEMS, Sérgio Longen, defendeu a aproximação do país com Mato Grosso do Sul e sugeriu a entrega de um manifesto com as propostas do setor privado do Estado. No documento proposto serão listadas as principais demandas da indústria, agricultura, pecuária e comércio em protocolos e convênios.
Segundo Longen, a reunião foi uma oportunidade de aproximação. “O embaixador deixou muito claro que essa a intenção da visita foi conhecer melhor Mato Grosso do Sul. Com certeza o que ele leva daqui são assuntos muitas vezes distorcidos, que acabam chegando aos empresários americanos de forma equivocada”.
Longen ressalta que Estados Unidos e MS já são grandes parceiros comerciais
O presidente da FIEMS ainda destacou a importância de boas relações entre Mato Grosso do Sul e os Estados Unidos, já que são grandes parceiros comerciais. O país americano é o segundo maior comprador de produtos do nosso Estado, respondendo por 4% da receita total de exportação em 2020. Além disso, os Estados Unidos são o quinto maior vendedor de produtos para Mato Grosso do Sul. “Então tanto importamos bem, como exportamos. E é nessa linha de trabalho que pretendemos avançar”, completou.
Na avaliação do embaixador Todd Chapmann, o encontro foi produtivo e, além de servir para assinar o termo de cooperação técnica entre o Governo de Mato Grosso do Sul e a Embaixada dos Estados Unidos, também foi uma oportunidade de conhecer outras visões do Estado. “É um grande privilégio estar aqui em Mato Grosso do Sul pela primeira vez com o governador, secretários e presidentes de federações. Estou impressionado com a visão de todos e os Estados Unidos têm interesse em fazer parte desse futuro próspero”.
O governador Reinaldo Azambuja ressaltou que o termo técnico na área da segurança assinado representa um trabalho conjunto que já vem acontecendo entre as duas partes e agora se fortalece. “As parcerias podem se estender para outras áreas, como saúde, educação, economia e desenvolvimento sustentável. Conversamos com o embaixador e ele quer construir um protocolo de intenções em diferentes setores”.