Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
14 de MAIO de 2021 | Fonte: Subcom

Bombeiros treinam peões de fazendas e ribeirinhos para prevenção e combate ao fogo em MS

Plano de ações lançado pela Semagro integra bombeiros, produtores rurais, comunidades ribeirinhas, Ministério Público e ONGs.
Comunidades e peões de fazendas recebem noções básicas para evitar o fogo com limpeza das áreas e proteção de suas casas (Foto: Saul Schramm)

Antecipando-se ao período climático crítico com o prolongamento da seca no Pantanal, o Governo do Estado já decretou emergência ambiental por 180 dias e criou um plano de manejo integrado do fogo. Agora, a Semagro lançou um plano de ações planejadas que, pela primeira vez, integra todos os setores envolvidos – bombeiros, produtores rurais, comunidades ribeirinhas, Ministério Público e ONGs.

 

Jaime Verruck, titular da Semagro, acredita que essa integração é o que possibilitará a execução de um trabalho mais efetivo na prevenção.

 

Entre as primeiras ações deste plano, está o cadastramento e treinamento das comunidades e também dos peões de fazendas, que recebem noções básicas para evitar o fogo com limpeza das áreas e proteção de suas casas. A formação dos brigadistas já está em curso em Corumbá, onde equipes do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros, em revezamento, estão percorrendo as propriedades rurais.

 

Além da formação das novas brigadas de incêndios, está sendo realizado o levantamento da logística para garantir acessos por terra a regiões isoladas e monitoramento constante das áreas críticas.

 

Verruck ressalta que a iniciativa inovadora de criar um plano de manejo ao fogo também já começou a surtir efeitos.

 

Nesta semana, a Semagro lança a campanha “Pantanal Sem Cinzas”, um alerta à sociedade de mais um ano crítico e a importância de se evitar novo desastre ambiental e econômico.



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document