Untitled Document
DOMINGO, 24 DE NOVEMBRO DE 2024
12 de MAIO de 2021 | Fonte: Assessoria/Corpo de Bombeiros de MS

Animais silvestres invadem Naviraí amedrontados por incêndios em vegetação

Raposa do campo foi capturada em pátio de escola do município e reconduzido ao seu habitat natural.
Bombeiro Militar solta raposa do campo que foi capturada em escola de Naviraí (Foto: 6ºSGBM/Ind)

Além do desequilíbrio ambiental, causado pelos desmatamentos e a expansão dos grandes centros urbanos, um fator preponderante chama a atenção de ambientalistas e órgãos de Segurança Pública, em especial o Corpo de Bombeiros Militar.

 

No município de Naviraí houve um aumento considerável de atos incendiários em terrenos baldios e Áreas de Proteção Permanentes (APP), que estão localizadas no interior da cidade, forçando animais silvestres a abandonarem seu habitat natural e procurar abrigo no interior de residências, empresas, escolas etc.

 

Nesta quarta-feira, dia 12 de maio, por volta das 16h:20min, a guarnição de serviço do 6º Subgrupamento de Bombeiro Militar Independente (6ºSGBM/Ind), composta pelo Maj Kleber e Cb Pacheco, foi acionada pelo telefone 193, onde segundo a solicitante, havia um animal silvestre andando pelo pátio da Escola Estadual Antônio Fernandes, localizada na Rua Laurentino Pires de Arruda, nº 430, Jardim Progresso.

Amedrontados por incêndios em vegetação, animais silvestres procuram abrigo na cidade (Foto: 6ºSGBM/Ind)

Ao chegar no local, a guarnição vislumbrou o animal deitado embaixo da copa de um pequeno arbusto, sendo que ao perceber a aproximação dos militares, a raposa do campo empreendeu fuga, porém ao tentar fugir, por um portão de metal, acabou se enroscando, dando a oportunidade de sua captura.

 

Com o cuidado necessário para não feri-lo, a guarnição, após capturá-lo, colocou-o em caixa de transporte ventilada e, como a cidade não é provida de um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) e devido ao mesmo não possuir qualquer ferimento incapacitante, foi reconduzido ao seu habitat natural em segurança.



Untitled Document
Últimas Notícias
Pecuaristas de MS devem atualizar cadastro de rebanhos na Iagro até o dia 30 de novembro
STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal
TJD-MS estabelece até 4 de dezembro nova eleição da Federação de Futebol
Untitled Document