Untitled Document
SEGUNDA FEIRA, 21 DE OUTUBRO DE 2024
17 de ABRIL de 2021 | Fonte: Detran-MS

Condutor de categoria alta flagrado sem o exame toxicológico em dia será multado em R$ 1,4 mil

Contran publicou resolução que estende até o dia 12 de maio o prazo para que condutores que não estiverem em dia com o exame possam fazê-lo e incluir o resultado no Renach.
Foto: Divulgação

O exame toxicológico já era obrigatoriedade para condutores das ditas categorias altas, C, D e E, desde 2015 de acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Com as mudanças feitas pela Lei 14.071/2020, válidas desde o último dia 12 deste mês, o que muda para o condutor é a penalidade que será aplicada no caso do não cumprimento da exigência. Neste caso, infração de natureza gravíssima e multa de R$ 1.467,35, além da suspensão do direito de dirigir por três meses.

 

Recentemente, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), publicou resolução que estende até o dia 12 de maio deste ano, o prazo para que os condutores que não estiverem em dia com o exame possam fazê-lo e incluir o resultado no Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação).

 

Em Mato Grosso do Sul são 260.689 motoristas habilitados para as categorias citadas. De acordo com resolução 691/2017 do Contran, o exame não é documento de porte obrigatório e sua comprovação é feita por meio de consulta às bases de dados do sistema Renach.

 

A nova Lei que alterou o CTB também determina que a renovação do exame é obrigatória a cada dois anos e seis meses para condutores de categorias C, D e E e com idade inferior a 70 anos. Já os condutores com idade acima dos 70 anos não precisam renovar o exame antes do vencimento da sua CNH.

 

O chefe do Renach do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Luiz Fernando Ferreira dos Santos, ressalta ainda, que há diferenças para os condutores que Exercem Atividade Remunerada e o que não possuem essa definição registrada em sua habilitação, pois os que possuem, precisam comprovar a realização dos exames toxicológicos periódicos, chamados também de intermediários, quando da renovação de sua CNH.

 

Pensando em esclarecer essas dúvidas, a Diretoria de Habilitação disponibilizou um Guia para consultas.

Foto: Divulgação


Untitled Document
Últimas Notícias
Mapa anuncia fim da exigência de CSI para exportação de pescados aos EUA
Conanda proíbe uso de armas letais em unidades socioeducativas
Governo fecha contrato para compra de 42 motos BMW de até 1100cc para a PM
Untitled Document