Ex-jogadora, Ruth de Souza era técnica de basquete em Três Lagoas-MS (Foto: Divulgação) |
A campeã mundial de basquete, Ruth de Souza morreu na manhã desta terça-feira. Aos 52 anos, a ex-jogadora foi vítima das complicações da Covid-19. Ela estava internda desde o fim de março em uma UTI na cidade de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.
- É com pesar que Nely e Rubens venho informar o falecimento da minha irmã Ruth Roberta de Souza hoje às 6:30 da manhã! Agradeçamos as orações, agora ela descansou! - informou em nota a família de Ruth nas redes sociais da ex-jogadora.
Ruth foi campeã mundial de basquete e faleceu de Covid em Mato Grosso do Sul (Foto: Acervo CBB) |
Ruth estava com 70% dos pulmões comprometidos quando foi internada, mas estava com a diabetes controlada e com os rins funcionando perfeitamente, segunda sua família. O quadro clínico piorou no dia 2 de abril e ela precisou ser intubada.
Rutão, como a pivô ficou conhecida, era técnica da equipe de sua cidade natal. Ela disputou os Jogos Pan-Americanos de Havana, a Olimpíada de Barcelona e foi campeã mundial com a seleção brasileira em 1994. Depois das conquistas, retornou para a Três Lagoas.
Ruth de Souza na equipe campeã mundial de 1994 (Foto: Acervo CBB) |
Homenagens a Rutão
A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) lamentou a morte de Ruth e afirmou que o basquete nacional está em luto. A entidade fez uma homenagem à ex-jogadora em suas redes sociais.
Companheira na equipe campeã mundial de 1994, Magic Paula também lamentou a morte de Ruth.
- Perdi uma amiga, com uma história de vida de muitos desafios, mas jamais perdeu sua doçura e sempre com seu jeito humilde e eficiente na convivência em grupo. Dia muito triste para mim. Ruth fazia parte da minha família e sempre recebida com carinho, como merecia. Que ela faça esta passagem com muita luz - disse Magic Paula.
Ruth de Souza recebe medalha do Pan de Havana das mãos de Fidel Castro (Foto: Acervo CBB) |