Untitled Document
SEGUNDA FEIRA, 21 DE OUTUBRO DE 2024
05 de ABRIL de 2021 | Fonte: Detran-MS

Validade da CNH dobra para motoristas com menos de 50 anos

Mudanças começam a valer a partir de 12 de abril.
Foto: Divulgação

Uma série de mudanças no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) começa a valer no dia 12 de abril, 180 dias após a sanção da lei 14.071 pela presidência da República. Desta forma, o Detran-MS (Departamento Nacional de Trânsito de Mato Grosso do Sul) traz alguns esclarecimentos sobre renovação da habilitação e o limite de pontuação. 

 

O vencimento do exame de aptidão física e mental, que faz parte do processo de renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), passa a ser de 10 anos para os condutores que tiverem até 50 anos de idade. Já aqueles que têm de 50 a 70 anos, deverão renovar a cada 5 anos e os condutores a partir dos 70, a cada três anos.

 

“Fica mantido o prazo de validade dos documentos de habilitação expedidos antes da data de entrada em vigor desta lei”, frisa a diretora de Habilitação do Detran-MS, Lina Issa Zeinab.

 

Pontuação da carteira 

A partir do dia 12 de abril, o condutor terá a habilitação suspensa quando atingir, no período de 12 meses:

– 20 pontos, caso constem duas ou mais infrações gravíssimas.

– 30 pontos, caso conste uma infração gravíssima.

– 40  pontos, caso não conste nenhuma infração gravíssima.

 

Já para o condutor que exerce atividade remunerada, a penalidade de suspensão do direito de dirigir será imposta quando o infrator atingir 40 pontos, independente da gravidade das infrações.

 

Para o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, as mudanças vêm para flexibilizar sem perder o foco no trânsito. “É importante que os cidadãos fiquem atentos às mudanças e se atualizem, pois a lei vale para todos”, finaliza.

 

Nos próximos dias, a assessoria de comunicação do Detran-MS irá dispor de material informativo sobre as mudanças no CTB.



Untitled Document
Últimas Notícias
Mapa anuncia fim da exigência de CSI para exportação de pescados aos EUA
Conanda proíbe uso de armas letais em unidades socioeducativas
Governo fecha contrato para compra de 42 motos BMW de até 1100cc para a PM
Untitled Document