A reunião nesta segunda-feira entre representantes do Governo de Minas Gerais e da Federação Mineira de Futebol definiu a paralisação do Campeonato Mineiro Módulo I 2021 - com cinco rodadas disputadas - até 31 de março, último dia da “Onda Roxa”, medida mais rígida do estado sobre o momento da pandemia. A bola volta a rolar no torneio em 1º de abril, com a disputa da sexta rodada.
A paralisação de 10 dias no Estadual compromete o calendário e exige ajustes da FMF, em concordância com os clubes. A sexta rodada estava marcada para 24 março, terça-feira e quarta-feira. Sofre adiamento de uma semana e vai para 1º de abril. A sétima rodada será em 4 de abril (era em 27 e 28 de março), e a oitava rodada, que seria em 30 e 31 de março, será em 7 de abril, mas com um adendo.
A fase classificatória (11ª rodada) irá terminar em 25 de abril. Então, as semifinais acontecem em 2 e 9 de maio, com as finais datadas para 16 e 23 de maio (prazo original de encerramento). No ofício da FMF, é observado que haverá jogos da Copa do Brasil - segunda fase - em 7 e 14 de abril, datas agora com compromissos estaduais. América, Cruzeiro e Tombense estão na Copa do Brasil e a FMF solicitará para a CBF que o trio jogue em 14 de abril pelo torneio nacional, assim, a oitava rodada do Mineiro poderá ser disputada integralmente em 7 de abril.
As alterações criam efeito-cascata até a 11ª rodada. O clássico Cruzeiro x Atlético-MG, pela nona rodada, estava agendado em 3 de abril (sábado) no Mineirão. A nova data será confirmada, mas o jogo passa a ser disputado no fim de semana seguinte, 10 ou 11 de abril.
- Estive mais uma vez na Cidade Administrativa, para reunião com o secretário de saúde, Fabio Baccheretti. O secretário expôs a situação em todo estado, dizendo que é extremamente crítica, com o número alto de infectados, de leitos e UTI's ocupados. Por isso, ele pediu que a Federação e os clubes aderissem à onda roxa imposta pelo Estado, a fim de tentar conscientizar o cidadão da importância de uma mudança postural. Temos que fazer a nossa parte - disse o presidente da FMF, Adriano Aro.
Os jogos do Campeonato Mineiro foram mantidos até o último domingo. A disputa da quinta rodada ocorreu já em meio à “Onda Roxa” do Minas Consciente, programa de enfrentamento à Covid-19, com medidas mais duras para tentar conter o avanço da pandemia, válidas por 15 dias e obrigatórias para todas as cidades mineiras.