Vinte e duas pessoas perderam a vida para a doença somente na primeira quinzena de março em Naviraí (Foto: Reprodução Prefeitura de Naviraí) |
A pandemia da Covid-19 tem aumentado dia a dia o número de pessoas que perdem a batalha contra a doença em Naviraí. O mês de março, em apenas 15 dias, se tornou o mês mais letal para a doença no principal município da região Conesul do Mato Grosso do Sul.
Foram 22 vidas perdidas para a doença na primeira quinzena de março, números até então, jamais registrados no município. Neste mês, até o dia 16, 884 pessoas testaram positivo para a Covid-19 e com isso aumenta também a necessidade de internação de pacientes em leitos clínicos e de Terapia Intensiva (UTI). Hoje a capacidade
Ontem (16/03) a coordenadora municipal de Vigilância Sanitária, Danila Queiroz, durante entrevista concedida à Rádio Karandá FM alertou que a faixa etária de pessoas que estão sendo contaminadas e morrendo em decorrência da Covid-19 tem diminuído e cada vez mais os jovens estão contraindo o vírus da doença, superlotando a principal unidade hospitalar do município.
- No Hospital Municipal ultimamente a maioria das internações são de pessoas jovens, não são de idosos. Neste mês de março, a maioria das internações são de adultos jovens, aumentando também o número de internações por UTI e isso nos preocupa muito. Hoje chegamos a 98 pessoas do município de Naviraí que estão internadas, alguns foram transferidos para Dourados, São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande, Nova Andradina e Ponta Porã, porque a gente não tem mais vagas – alerta Danila Queiroz, concluindo que o Hospital Municipal de Naviraí possui 10 leitos de UTI para pacientes com Covid-19 e todos estão ocupados.
Setor de UTI do Hospital Municipal de Naviraí está sem vagas disponíveis para pacientes com Covid-19 (Foto: Reprodução Prefeitura de Naviraí) |
Os números referentes a pandemia comprovam uma crescente de casos em Naviraí. Em dezembro foram 501 novos casos e 02 óbitos, em janeiro 628 casos e 11 óbitos e no mês de fevereiro foram 1.016 novos casos e 11 óbitos.
Os 884 casos confirmados em 16 dias, deixa o mês de março com uma média diária de 55 novos casos em Naviraí, o que pode culminar com mais de 1500 pessoas contaminadas até o final do mês.
A situação dos casos de pacientes que estão em tratamento apontaram 253 pessoas que estão convivendo com a doença no município, sendo 155 em isolamento domiciliar e 98 em isolamento hospitalar.
Dos 98 pacientes internados 71 estão em leitos clínicos em 27 em leitos de UTI (09 no Hospital Municipal de Naviraí, 08 em Dourados, 02 em Jardim, 02 em Ponta Porã, 01 em Nova Andradina, 04 em Campo Grande e 01 no Rio de Janeiro).