Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
15 de MARÇO de 2021 | Fonte: Arquibancada MS

Observatório Econômico fará consultoria ao Conisul em MS

Sindifiscal-MS cederá seus estudos e análises econômicas aos 14 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal.

O prefeito de Sete Quedas (MS), Francisco Piroli, conhecido como Chico Piroli, também presidente  do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento da Região Sul de MS – Conisul – esteve na semana passada no Sindicato dos Fiscais Tributários Estaduais de Mato Grosso do Sul – Sindifiscal-MS – e confirmou que a entidade ficará responsável em prestar consultoria para o Conisul. Essa consultoria será prestada por meio do Observatório Econômico, projeto ligado à entidade, que analisa os dados econômicos do município, da região e do estado e consegue dar uma perspectiva sobre ações potenciais para o desenvolvimento econômico.

 

“Depois que fizemos uma reformulação desse projeto criado em 2015, ele ganhou um perfil de prestação de serviço aos municípios”, explicou o presidente da entidade, Francisco Carlos de Assis, o Chiquinho. O projeto estava ligado à diretoria da entidade e era para subsidiar a diretoria executiva e favorecer a luta do Sindicato. O presidente, que sempre foi um defensor do projeto, durante a corrida eleitoral dos municípios, percebeu a dificuldade que as prefeituras tinham em conseguir essas informações para garantir os pleitos do cidadão. 

 

Clauber Aguiar, idealizador do Observatório Econômico, vê o benefício para o cidadão. “Quando começamos com o projeto, ele era usado para o Sindicato. Fazíamos a divulgação dos estudos, mas ele não é simples para o cidadão comum”, informou. O fiscal tributário percebeu que esse estudo poderia ser mais amplo. “ O fiscal tributário é um profissional que entende dos dados, da tributação, isso contribui para que ele também saiba indicar o que economicamente rentabiliza mais para o município e beneficia mais à população”, apontou.

 

Esse conhecimento acabou gerando propostas para que os fiscais tributários assumissem cargos públicos nos municípios em que atuam. O prefeito de Sete Quedas anunciou a nomeação de Clauber Aguiar como secretário executivo do Conisul. “Precisamos de parceiros que possam nos auxiliar a administrar as dificuldades daquela região e nos auxilie na aplicação dos recursos e das aquisições com maior eficiência”, comentou Chico Piroli.

 

O Conisul é formado pelas cidades de Iguatemi, Mundo Novo, Eldorado, Japorã, Itaquiraí, Naviraí, Jutí, Caarapó, Tacuru, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira e Amambai. Os consórcios intermunicipais são parcerias entre municípios para a realização de ações conjuntas, incrementando a qualidade dos serviços públicos prestados à população. Os consórcios garantem escalas produtivas e financeiras mais adequadas. 

 

OBSERVATÓRIO ECONÔMICO

O Observatório Econômico é uma estrutura pertencente ao SINDIFISCAL/MS. O principal objetivo é monitorar a economia do Estado de Mato Grosso do Sul. O projeto foi lançado em 2015 e produz pesquisas e elabora estudos técnicos com informações e propostas que possibilitem a atuação da entidade e municípios no cenário governamental. E assim, cumprir sua responsabilidade social, pensando soluções para o seu desenvolvimento.



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document