Untitled Document
DOMINGO, 16 DE JUNHO DE 2024
15 de MARÇO de 2021 | Fonte: Arquibancada MS

Observatório Econômico fará consultoria ao Conisul em MS

Sindifiscal-MS cederá seus estudos e análises econômicas aos 14 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal.

O prefeito de Sete Quedas (MS), Francisco Piroli, conhecido como Chico Piroli, também presidente  do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento da Região Sul de MS – Conisul – esteve na semana passada no Sindicato dos Fiscais Tributários Estaduais de Mato Grosso do Sul – Sindifiscal-MS – e confirmou que a entidade ficará responsável em prestar consultoria para o Conisul. Essa consultoria será prestada por meio do Observatório Econômico, projeto ligado à entidade, que analisa os dados econômicos do município, da região e do estado e consegue dar uma perspectiva sobre ações potenciais para o desenvolvimento econômico.

 

“Depois que fizemos uma reformulação desse projeto criado em 2015, ele ganhou um perfil de prestação de serviço aos municípios”, explicou o presidente da entidade, Francisco Carlos de Assis, o Chiquinho. O projeto estava ligado à diretoria da entidade e era para subsidiar a diretoria executiva e favorecer a luta do Sindicato. O presidente, que sempre foi um defensor do projeto, durante a corrida eleitoral dos municípios, percebeu a dificuldade que as prefeituras tinham em conseguir essas informações para garantir os pleitos do cidadão. 

 

Clauber Aguiar, idealizador do Observatório Econômico, vê o benefício para o cidadão. “Quando começamos com o projeto, ele era usado para o Sindicato. Fazíamos a divulgação dos estudos, mas ele não é simples para o cidadão comum”, informou. O fiscal tributário percebeu que esse estudo poderia ser mais amplo. “ O fiscal tributário é um profissional que entende dos dados, da tributação, isso contribui para que ele também saiba indicar o que economicamente rentabiliza mais para o município e beneficia mais à população”, apontou.

 

Esse conhecimento acabou gerando propostas para que os fiscais tributários assumissem cargos públicos nos municípios em que atuam. O prefeito de Sete Quedas anunciou a nomeação de Clauber Aguiar como secretário executivo do Conisul. “Precisamos de parceiros que possam nos auxiliar a administrar as dificuldades daquela região e nos auxilie na aplicação dos recursos e das aquisições com maior eficiência”, comentou Chico Piroli.

 

O Conisul é formado pelas cidades de Iguatemi, Mundo Novo, Eldorado, Japorã, Itaquiraí, Naviraí, Jutí, Caarapó, Tacuru, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira e Amambai. Os consórcios intermunicipais são parcerias entre municípios para a realização de ações conjuntas, incrementando a qualidade dos serviços públicos prestados à população. Os consórcios garantem escalas produtivas e financeiras mais adequadas. 

 

OBSERVATÓRIO ECONÔMICO

O Observatório Econômico é uma estrutura pertencente ao SINDIFISCAL/MS. O principal objetivo é monitorar a economia do Estado de Mato Grosso do Sul. O projeto foi lançado em 2015 e produz pesquisas e elabora estudos técnicos com informações e propostas que possibilitem a atuação da entidade e municípios no cenário governamental. E assim, cumprir sua responsabilidade social, pensando soluções para o seu desenvolvimento.



Untitled Document
Últimas Notícias
Cresol Pioneira realiza posse do Conselho de Administração
Cresol recebe comitiva de São Paulo para visita
Realizado pela Prefeitura de Naviraí, 21ª FEJUNAVI terá show de Rio Negro & Solimões
Untitled Document