Untitled Document
TERÇA-FEIRA, 20 DE ABRIL DE 2021
03 de MARÇO de 2021 | Fonte: Folha de Naviraí/ Jr Lopes

COVID-19: Prefeitura de Naviraí amplia toque de recolher e fechamento do comércio nos finais de semana

Além de restringir a circulação de pessoas, decreto determina que somente mercados, farmácias e postos de combustível poderão abrir nos finais de semana.
Anúncio do novo decreto ocorreu na tarde desta quarta-feira, 03 de março (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)

A prefeita de Naviraí, Rhaiza Matos, assinou um novo decreto determinando medidas mais restritivas no município com o intuito de diminuir os casos de Covid-19 que tem aumentado dia a dia. No mês de fevereiro foram registrados mais de 1.000 casos do novo coronavírus em Naviraí e 15 pessoas faleceram.

 

No Decreto Nº 47 de 1º de Março de 2021, fica determinado a ampliação do horário do toque de recolher que passa a ser das 20h às 05h da manhã. Outro ponto importante é que o comércio, de modo geral, poderá funcionar de segunda a sexta-feira até às 20 horas.

 

No entanto, nos finais de semana somente mercados e similares, postos de combustível e farmácias poderão permanecer abertos. Os demais segmentos não poderão abrir entre às 20h01min de sexta-feira e 04h59min de segunda-feira.

 

O decreto determina ainda que durante sua vigência (até 15 de março) a circulação de pessoas entre às 20h01min de sexta-feira e 04h59min de segunda-feira, ficará terminantemente proibida a circulação de pessoas, exceto quando houver a necessidade de acesso aos serviços essenciais (compra de remédios, alimentos, abastecer veículos, acesso aos órgãos de segurança ou de assistência à saúde).

Prefeita Rhaiza, vereador Ederson Dutra e o gerente Geral Executivo Fernando Ortega falam na Karandá FM sobre o novo decreto (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)

Em entrevista concedida a Eduardo Mendes na Rádio Karandá FM na tarde desta quarta-feira (03/03), Rhaiza Matos explicou que a medida se faz necessária devido ao aumento nos casos de Covid-19 em Naviraí. A prefeita esclareceu que a orientação da Secretaria Estadual de Saúde era para que houvesse um lockdown total, para fechar tudo mas que chegou-se a um consenso de fechar o comércio nos finais de semana e restringir a circulação de pessoas.

 

A prefeita, durante a entrevista, esteve acompanhada do presidente da Câmara de Vereadores, Ederson Dutra; do gerente Geral Executivo, Fernando Ortega; do Procurador Geral do Município, Paulo Roberto Jacomeli Pereira; e do comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, Coronel Everson Rozeni.

 

O comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar reforçou que a PM irá intensificar a fiscalização para coibir as aglomerações e a circulação de pessoas nos horários e dias especificados no decreto.

 

Fernando Ortega, gerente Geral Executivo do Município, relatou os 30 dias que passou hospitalizado em decorrência da Covid-19.

- Faz uma semana que recebi alta e sei o que aconteceu comigo devido a essa tal de Covid-19. Eu cheguei a ir para a UTI, pois quando fiquei internado havia vaga. Hoje nós não temos vagas na UTI em Naviraí porque está superlotado. Isso não é uma brincadeira. Honrem a vida de vocês, a saúde de vocês – relatou Fernando Ortega.

Comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, Coronel Everson Rozeni, afirma que a PM atuará para que o decreto seja cumprido (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)

O presidente da Câmara de Vereadores, Ederson Dutra, lembrou que a Saúde em Naviraí, a exemplo de diversos municípios pelo país afora, está a beira do colapso e que se os casos de Covid-19 não diminuírem chegará o momento de não haverá como prestar assistência médica a todos que precisarem.

 

PENALIDADES

O descumprimento do decreto implicará em multa de R%$ 500,00 para pessoas físicas e R$ 2.000,00 para pessoas jurídicas. Comércios reincidentes podem ter o alvará cassado ou o estabelecimento comercial interditado por sete dias.

 

Para pessoas físicas e jurídicas que forem identificados como organizadores de eventos, reuniões, festas e aglomerações de qualquer natureza, a multa a ser aplicada será de R$ 5.000,00.



Untitled Document
Últimas Notícias
Prefeitura de Naviraí irá distribuir kits merenda escolar para 6,6 mil alunos
Covid-19 tem leve estabilidade, mas patamar continua alto
Com Covid, técnico da seleção masculina de vôlei Renan Dal Zotto é intubado no RJ
Untitled Document