Untitled Document
SEGUNDA FEIRA, 23 DE NOVEMBRO DE 2020
16 de NOVEMBRO de 2020 | Fonte: FIEMS/DICOM

Alunos da Escola do Sesi de Naviraí produzem jornal dos Elementos Químicos

Os alunos pesquisaram a aplicação de quatro elementos químicos da tabela periódica e suas aplicações para finalizar as reportagens.
Foto: Divulgação

Em continuidade com as atividades e aulas remotas adotadas devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os alunos da 1ª série do Novo Ensino Médio da Escola do Sesi de Naviraí produziram um jornalzinho sobre a tabela periódica. Sob a orientação dos professores da disciplina de Ciências da Natureza, eles pesquisaram a aplicação de quatro elementos químicos da tabela periódica e suas aplicações.

 

Após as pesquisas realizadas foi o momento de criar uma reportagem sobre cada elemento químico e para finalizar todas as reportagens foram juntadas em um mesmo arquivo que recebeu o nome de Jornal Sesi News. Durante toda a execução do projeto, os alunos foram protagonistas, assim buscando por novos conhecimentos e os professores foram mediadores.

 

Para a professora Andresa Brusarosco Andrade de Paula, em todas as etapas os conhecimentos adquiridos foram compartilhados com a turma através de apresentações por parte dos alunos. “O Novo Ensino Médio é a realização de um sonho, pois conseguimos perceber o empenho e a dedicação dos alunos durante todo o processo, realmente se tornaram protagonistas do processo de ensino aprendizagem”, disse.

 

Ela completa que o projeto do Jornal Sesi News sobre os Elementos Químicos instigou nos alunos buscar conhecer sobre a aplicabilidade dos elementos químicos e assim conseguiram perceber que esses elementos fazem parte de todos os processos do cotidiano, além de ficar notável a capacidade de organização para que juntos conseguissem montar um único trabalho para a sala toda.

 

Já o professor Anderson Douglas da Rocha Souza completa que trabalhar com o Novo Ensino Médio é sempre um grande desafio. “Os professores passam a ser mediadores do processo de construção do conhecimento e esse projeto proporcionou aos alunos uma pesquisa elaborada sobre as características e aplicações dos elementos químicos, os resultados foram apresentados de forma dinâmica e criativa”, ressaltou.

 

A professora Kamila Aparecida Pereira Tunes acrescenta que, durante o desenvolvimento do jornal, os alunos conseguiram associar, observar e conhecer a importância dos elementos químicos e destacar de forma efetiva alguns elementos que atuam na vida dos seres vivos.

 

Os alunos também aprovaram a atividade. “Nesse trabalho cada aluno fez uma reportagem e depois um outro juntou tudo no final para criar um jornal completo. Achei o trabalho muito interessante aprendi coisas novas que não sabia, foi muito legal”, disse o aluno André Luís Ferreira Cardoso.

 

Na avaliação da aluna Maria Clara Franciscati Bitencourt de Bessa, o trabalho foi necessário para agregar no aprendizado, fazendo com que os alunos buscassem conhecimento através de pesquisas, dedicação e trabalho em equipe. “No fim, as junções de todos os jornais deram um bom resultado”, garantiu.

 

“Esse trabalho foi interessante pois aprendermos várias coisas novas e tivemos trabalho em equipe, cada grupo fez o seu jornal e depois todos os jornais foram juntados para formar um só”, completou o aluno Antônio Rafael Ribeiro Rizzo).



Untitled Document
Últimas Notícias
Homem invade apartamento e mata ex-companheira
Paulo Corrêa participa de entrega de viaturas e governador ressalta apoio da ALEMS
DOF prende homem transportando skank e maconha
Untitled Document