Em continuidade com as atividades e aulas remotas adotadas devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os alunos da 1ª série do Novo Ensino Médio da Escola do Sesi de Naviraí produziram um jornalzinho sobre a tabela periódica. Sob a orientação dos professores da disciplina de Ciências da Natureza, eles pesquisaram a aplicação de quatro elementos químicos da tabela periódica e suas aplicações.
Após as pesquisas realizadas foi o momento de criar uma reportagem sobre cada elemento químico e para finalizar todas as reportagens foram juntadas em um mesmo arquivo que recebeu o nome de Jornal Sesi News. Durante toda a execução do projeto, os alunos foram protagonistas, assim buscando por novos conhecimentos e os professores foram mediadores.
Para a professora Andresa Brusarosco Andrade de Paula, em todas as etapas os conhecimentos adquiridos foram compartilhados com a turma através de apresentações por parte dos alunos. “O Novo Ensino Médio é a realização de um sonho, pois conseguimos perceber o empenho e a dedicação dos alunos durante todo o processo, realmente se tornaram protagonistas do processo de ensino aprendizagem”, disse.
Ela completa que o projeto do Jornal Sesi News sobre os Elementos Químicos instigou nos alunos buscar conhecer sobre a aplicabilidade dos elementos químicos e assim conseguiram perceber que esses elementos fazem parte de todos os processos do cotidiano, além de ficar notável a capacidade de organização para que juntos conseguissem montar um único trabalho para a sala toda.
Já o professor Anderson Douglas da Rocha Souza completa que trabalhar com o Novo Ensino Médio é sempre um grande desafio. “Os professores passam a ser mediadores do processo de construção do conhecimento e esse projeto proporcionou aos alunos uma pesquisa elaborada sobre as características e aplicações dos elementos químicos, os resultados foram apresentados de forma dinâmica e criativa”, ressaltou.
A professora Kamila Aparecida Pereira Tunes acrescenta que, durante o desenvolvimento do jornal, os alunos conseguiram associar, observar e conhecer a importância dos elementos químicos e destacar de forma efetiva alguns elementos que atuam na vida dos seres vivos.
Os alunos também aprovaram a atividade. “Nesse trabalho cada aluno fez uma reportagem e depois um outro juntou tudo no final para criar um jornal completo. Achei o trabalho muito interessante aprendi coisas novas que não sabia, foi muito legal”, disse o aluno André Luís Ferreira Cardoso.
Na avaliação da aluna Maria Clara Franciscati Bitencourt de Bessa, o trabalho foi necessário para agregar no aprendizado, fazendo com que os alunos buscassem conhecimento através de pesquisas, dedicação e trabalho em equipe. “No fim, as junções de todos os jornais deram um bom resultado”, garantiu.
“Esse trabalho foi interessante pois aprendermos várias coisas novas e tivemos trabalho em equipe, cada grupo fez o seu jornal e depois todos os jornais foram juntados para formar um só”, completou o aluno Antônio Rafael Ribeiro Rizzo).