A Direção Geral de Imigrações e o Ministério de Relações Interiores do Paraguai emitiram na noite de quarta-feira (14/10) um novo decreto que permite a reabertura da fronteira com as cidades gêmeas do Brasil.
A medida vai possibilitar a reabertura da fronteira, por exemplo, entre Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul.
Entre as medidas exigidas para a abertura está o horário de circulação, pelo qual as cidades que fazem fronteira com o país vizinho devem circular, somente, entre às 9h e 22h.
O decreto passa a valer a partir desta quinta-feira (15) e possui a validade de 15 dias, período que o governo do Paraguai irá observar as taxas de propagação do Covid-19.
Fechamento da fronteira
Por conta da pandemia do novo coronavírus as fronteiras entre os dois países estão fechadas desde o dia 10 de março, sendo o Paraguai um dos primeiros da América Latina a implantar medidas restritivas.
Entre os meses de março e maio, a população passou por um lockdown intenso e apesar do fim da quarentena no país as fronteiras entre Paraguai e Brasil continuaram fechadas.