Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
11 de SETEMBRO de 2020 | Fonte: Ascom/IFMS

Inscrições para cursos de graduação do IFMS terminam na segunda-feira

São oferecidas 479 vagas para portadores de diploma e interessados em reingresso e transferências interna e externa.

As inscrições no processo seletivo do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) que oferta 479 vagas em cursos de graduação destinadas a portadores de diploma, reingresso e transferências interna e externa terminam na segunda-feira, 14 de setembro.

 

O edital, documento com as regras e o cronograma do processo seletivo, está disponível na Central de Seleção.

 

As vagas são ofertadas nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, com ingresso no segundo semestre letivo.

 

São 14 opções de cursos de graduação, o que inclui os bacharelados em Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Pesca; licenciaturas em Computação e Química; e superiores de tecnologia em Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Jogos Digitais, Produção de Grãos, Rede de Computadores e Sistemas para Internet. 

 

As modalidades de ingresso são definidas da seguinte forma:

 

Portador de diploma: estudante com curso superior concluído no IFMS ou em outra instituição de ensino, pública ou privada, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);

Reingresso: estudantes do IFMS que deixaram de frequentar o curso nos últimos cinco anos, sendo utilizado o Coeficiente de Rendimento como critério de seleção;

Transferência externa: acadêmico matriculado ou com matrícula trancada em curso idêntico ou dentro da mesma área de conhecimento de outra instituição de ensino reconhecida pelo MEC, e que deseja se transferir para o IFMS;

Transferência interna: estudante matriculado no IFMS que queira se transferir para outro curso dentro da mesma área de conhecimento.

Inscrições – São gratuitas e devem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção.

 

Os interessados em concorrer às vagas para portador de diploma e transferência externa devem anexar os seguintes arquivos, todos no formato digital:

 

requerimento de inscrição;

RG ou outro documento oficial de identificação com foto;

CPF, caso não conste a numeração no documento oficial de identificação;

diploma de conclusão de curso superior reconhecido pelo MEC aos que possuem curso superior concluído, no caso de portadores de diploma;

comprovante de matrícula recente de curso superior autorizado ou reconhecido pelo MEC aos que estão cursando curso superior, para transferência externa;

histórico acadêmico/escolar de curso superior reconhecido ou autorizado pelo MEC, com carga horária das unidades curriculares e aproveitamento/notas;

ementas digitalizadas das disciplinas cursadas para eventual aproveitamento e pontuação. Não é obrigatório para participar da seleção, mas é necessário para poder pontuar e definir a classificação do candidato.

 

Já para a transferência interna e reingresso, são necessários os seguintes arquivos também digitalizados:

RG ou outro documento oficial de identificação com foto;

CPF, caso não conste a numeração no documento oficial de identificação;

histórico escolar;

carta pessoal, informando os motivos para solicitar a transferência interna.

Seleção – Será feita com base na documentação apresentada pelos candidatos. Para o reingresso será analisado o Coeficiente de Rendimento. Para as outras modalidades, serão observados o histórico escolar e as ementas dos cursos. 

 

Será verificado se as unidades curriculares cursadas na instituição de origem ou curso atendem ao conteúdo programático do curso que o candidato deseja ingressar no IFMS.

 

Além da similaridade de conteúdos, também será observada a carga horária das unidades curriculares. Não serão considerados estágio, atividades complementares ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) durante a análise. 

 

O resultado preliminar do processo seletivo está previsto para 17 de setembro.



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document