Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
28 de AGOSTO de 2020 | Fonte: FIEMS/DICOM

Escolas do Sesi de Naviraí e Três Lagoas avançam na Olimpíada Nacional de Ciências

Neste ano, por conta da pandemia, a 1ª fase foi realizada de forma 100% online.
Foto: Divulgação

Com mais de dois milhões de alunos inscritos em todo o Brasil, a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) mostrou que os alunos das escolas do Sesi de Mato Grosso do Sul estão afiados quando o assunto é Astronomia, Física, Biologia, História e Química. Neste ano, 16 estudantes da Escola do Sesi de Três Lagoas e sete da Escola do Sesi de Naviraí foram classificados para a 2ª fase da competição, que, em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), ainda não tem data para ser realizada.

 

Neste ano, por conta da pandemia, a 1ª fase foi realizada de forma 100% online e a previsão da organização da ONC era que a 2ª fase fosse no dia 12 de setembro, porém, uma nova data provável foi agendada: a última semana de novembro, a depender do retorno das aulas presenciais nos estados e municípios. A ONC tem como objetivo ampliar o interesse dos jovens estudantes pela Ciência e aproximá-los do universo da pesquisa científica e, não por acaso, os alunos da Rede Sesi de Ensino no Estado saíram-se muito bem na prova.

 

A escolas do Sesi desenvolvem um projeto extracurricular de Iniciação Científica e, desde o Ensino Médio, os alunos usam o conhecimento obtido com as aulas de robótica e empreendedorismo, entre outras disciplinas da grade curricular, para desenvolver trabalhos científicos em diversas áreas do conhecimento. Sempre com o auxílio de um professor orientador, os trabalhos são feitos com a mesma metodologia de níveis superiores de ensino, podendo contar, ainda, com auxílio de docentes de instituições de ensino superior parceiras do Sesi, aproximando-os da comunidade acadêmica e científica.

 

A analista técnica em educação do Sesi, Gláucia Campos, considera que o número expressivo de alunos aprovados mostra que as aulas e o acompanhamento de maneira remota durante a pandemia estão funcionando bem. “Embora estejamos vivenciando um período totalmente atípico devido à pandemia de Covid -19, as escolas do Sesi deram sequência ao trabalho, realizando alguns ajustes para adaptação para as aulas e acompanhamento dos alunos de maneira remota. Para nós é uma alegria muito grande ter este número expressivo de alunos aprovados na 1ª fase”, ressaltou.

 

Repercussão

A diretora da Escola do Sesi de Três Lagoas, Zuleica Alves Guimarães, destaca que, embora estejamos vivendo um período totalmente atípico devido à pandemia da Covid-19, está sendo dada sequência ao trabalho pedagógico, com as aulas remotas e inclusive com os alunos participando de concursos como o da ONC. “Para nós, é uma alegria muito grande ter um número expressivo de alunos aprovados na primeira fase, pois isso demonstra que nossos alunos estão sendo bem preparados e a aprendizagem está acontecendo de modo efetivo, mesmo nesta situação adversa”, disse.

 

Confira a lista dos alunos do Sesi classificados:

Naviraí

1. Igor Guissani Bruno

2. Mariana Gonçalves de Souza

3. Gabriella Puntel Ferreira

4. Júlia Strey Bem

5. Stéphanye Santana de Souza

6. Ana Júlia Cavalcante Dobbins

7. Vítor Madeira Lorençone

 

Três Lagoas

1. Didir de Souza Romeiro Neto

2. Maria Eduarda Barbosa Pereira

3. Alana Almeida

4. Ana Lívia Nóia Gonçalves

5. Elian Bressan Abrão

6. Manoela dos Santos Esgalha

7. Clara dos Santos Amorim

8. João Victor Santos Monteiro

9. Juan Carlos de Sousa Lopes

10. Júlia Rigoleto Matheus Santos

11. Maitê Louise Falbo Oliveira e Silva

12. Matheus Victor de Camargo

13. Rafael Salvadego de Paula

14. Júlio César Ramos Filho

15. Geovanna Fernandes de Mattos

16. Heron Nogueira Cipriano Júnior



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document