O mercado futuro de soja na Bolsa de Chicago fechou o pregão desta segunda-feira (22) com preços novamente em recuo acentuado, perdendo dois dígitos nos principais contratos, em até 20 pontos. As posições de novembro, por exemplo, foram negociadas a US$ 9,38 o bushel, segundo o boletim Sojanews, da consultoria Agrinvestor Intelligence.
De acordo com a consultoria, o mercado foi pressionado pelo início da colheita da nova safra americana, com boas produtividades, confirmando a tendência de uma safra recorde no país.
A Agrinvestor Intelligence aponta, entretanto, que após o pregão, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou seu relatório semanal sobre a situação das lavouras, informando que 71% delas estão em condições entre boas e excelentes, 22% regulares e 7% ruins a muito ruins, resultado que indica para uma leve piora relativamente a uma semana antes.
A colheita, conforme a consultoria, atinge 3% da área prevista, percentual igual ao do ano passado nesta época, embora abaixo da média das últimas cinco safras.