Untitled Document
SÁBADO, 26 DE SETEMBRO DE 2020
17 de AGOSTO de 2020 | Fonte: Notícias Agrícolas

Clima com muita chuva, vendaval, geada e até neve marca a semana no Brasil

Dados coletados nos últimos cinco dias nas estações meteorológicas do Inmet confirmam os volumes expressivos de chuvas para o sul do Brasil.

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que a semana será marcada com muita chuva, vendaval e possibilidade de geadas em algumas áreas do Brasil. As chuvas fortes aconteceram já na tarde da útima sexta-feira, com ventos fortes e estragos para o setor agrícola na região oeste de Santa Catarina. 

 

Dados coletados nos últimos cinco dias nas estações meteorológicas do Inmet confirmam os volumes expressivos de chuvas para o sul do Brasil. Segundo o mapa de precipitação acumulada, os volumes ultrapassaram os 80 mm em áreaas do RS, PR e SC. Também choveu no sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul, com precipitação entre 15 e 20 mm.

 

"Eventos extremos aconteceram e ainda vão acontecer, além da persistência do sistema estacionário pegando Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul, persistindo as condições de chuvas", comenta Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet.

 

As imagens de satélite do Inmet nesta segunda-feira (17/08) indicavam que as chuvas devem ficar concentradas entre Paraná e São Paulo nas próximas 24 horas, mas que a tendência é de mais chuvas também para Santa Catarina nos próximos dias. Os modelos indicam ainda que podem voltar acontecer chuvas de granizo, ventos fortes e acumulados expressivos no sul do Brasil nos próximos dias. 

 

Já as previsões da massa de ar frio, Francisco destaca que o declínio na temperatura deve começar acontecer na quarta-feira (19) em vários pontos da região sul do Brasil, com quedas entre 8 e 10 graus. A tendência é que na quinta-feira, as mínimas também registrem baixas no Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

 

A massa de ar frio deve derrubar as temperaturas também no Mato Grosso, Rondônia, Goiás e Minas Gerais. "São quedas acentuadas e em muitas regiões acima de 10 graus", comenta Francisco. O Inmet monitora ainda a probabilidade de neves na sexta-feira (17) entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul e depois em áreas de Santa Catarina e sul do Paraná. 

 

Francisco destaca ainda que após a neve, aumentam as chances de geadas com intensidade moderada para o sul do Brasil. Já para o sul de Minas, as chances de geadas devem ser maiores no começo da próxima semana. "A madrugada do dia 24 a gente tem condição de geadas para o sul de Minas", comenta Francisco. 



Untitled Document
Últimas Notícias
Pedidos de seguro-desemprego caem 9,3% na primeira metade de setembro
Receita Federal abre nesta quarta-feira consulta ao 5º lote do IRPF
Como será o clima durante a primavera em Mato Grosso do Sul
Untitled Document