Untitled Document
SEGUNDA FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2020
15 de JUNHO de 2020 | Fonte: Correio do Estado

Prefeita de Dourados pode responder por crime de omissão de dados

Ministério Público fez série de recomendações para enfrentamento ao Covid-19 que devem ser cumpridas em 48 horas.

Se o Ministério Público de Mato Grosso do Sul cumprir à risca o conteúdo de recomendação enviada à prefeitura de Dourados na semana passada, a prefeita da cidade, Délia Razuk (PTB), deverá, no mínimo, ser alvo de ação civil pública. Ela também poderá ser enquadrada no crime de omissão de dados, cuja pena pode chegar a três anos de prisão. No sábado (13/06), dia em que a cidade rompeu a barreira dos mil casos de Covid-19, o promotor de Justiça Ricardo Rottuno requisitou, em ofício de urgência, a implantação de barreiras sanitárias e de medidas de isolamento e distanciamento social, além da ampliação de leitos e acompanhamento de pacientes suspeitos e confirmados.

 

Desde então, nada novo foi feito pela prefeitura. Apenas os casos, as internações e também os óbitos por Covid-19 é que aumentaram. Conforme boletim divulgado ontem pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), agora são 1.138 pacientes com a doença causada pelo coronavírus na cidade do interior, nada menos que 33,1% dos 3.433 casos de todo o Estado. Para piorar, em Dourados, a proporção de pacientes recuperados da doença (33%) é inferior à média de Mato Grosso do Sul (52%).

 

Os três novos óbitos anunciados ontem pelas autoridades estaduais também ocorreram em Dourados. Um deles é de uma profissional de saúde, a primeira a morrer de Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Agora já são 31 vítimas da doença.

 

No sábado, em nota divulgada pelo Ministério Público, a promotoria de Justiça alertou que se o município não tomasse providências, as autoridades locais estariam sujeitas às sanções previstas no art. 10 da Lei 7.347/85 (crime de omissão, recusa ou retardamento de dados técnicos para embasar ação civil pública), que podem chegar a uma pena de até 3 anos de prisão.



Untitled Document
Últimas Notícias
MS tem 12 municípios com as maiores temperaturas do Brasil
Senac atendeu 280 empresas com consultorias gratuitas em MS
Semana será de tempo firme e temperaturas elevadas em Mato Grosso do Sul
Untitled Document