Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
05 de JUNHO de 2020 | Fonte: Assessoria

16ª Semana da Educação Ambiental de Naviraí é lançada de forma virtual

Devido ao novo coronavírus, abertura do evento ocorreu através de live em rede social.
Em seu gabinete, prefeito Izauri de Macedo participa da abertura da Semana Ambiental (Foto: Divulgação)

Na manhã desta sexta-feira (05/09), aconteceu a abertura da 16ª Semana da Educação Ambiental que, devido a pandemia do Covid-19, foi realizada apenas por live nas páginas do Facebook da Prefeitura e da Gerência do Meio Ambiente, com participação de 7 pessoas. Participou deste ato, o prefeito Dr. Izauri Macedo, os gerentes Astolfo Carlos Mendes (Meio Ambiente) e Caroline Touro (Educação), Dr. Paulo Riquelme (Promotor do Meio Ambiente), Eric Burger (presidente da Ong Recicleiros), Silvana Lima dos Santos (presidente Comdema) e Kátia Crestani Borges (gerente Núcleo de Unidades de Conservação da Gema). O tema da Semana este ano será “ Da Conscientização a Preservação”.

 

ASTOLFO MENDES

Ao fazer a abertura da Semana, o titular da Gerência do Meio Ambiente, Astolfo Carlos Mendes, foi o coordenador da live e depois de agradecer a participação de todos, lembrou que esta sexta-feira era o Dia do Meio Ambiente e que a 16ª Semana de Educação Ambiental tem como tema: “ Da Conscientização a Preservação”. “Desde o início nossa gestão à frente da Gema estamos trabalhando para atender a todos”.

 

É PRECISO PRESERVAR, DIZ O PREFEITO

Ao falar na abertura, o prefeito Dr. Izauri Macedo ressaltou que “esse evento aqui não deixa de ter importância, mas terá uma programação e tudo será relacionado ao tema ‘Conscientização a Preservação’. Nós temos aqui um município destaque no cenário de unidades de conservação, com o Parque Natural com mais de 16.000 hectares, além de possuirmos ainda 21 ilhas dentro da nossa área territorial dentro do Parque Nacional de Ilha Grande, no Paranazão, além do Parque Natural que é um mini Pantanal, como eu costumo dizer”, ressaltou ele, citando ainda os 5.000 hectares da Ilha Bandeirantes e que muita gente não sabia disso.

 

“Quero lembrar que dentro de nossa gestão estamos dando foco nas questões ambientais. O Aterro Sanitário hoje está organizado, encerramos uma vala e já construímos outra, porque a antiga chegou no limite máximo. A coleta seletiva que começou com apoio da Ong Recicleiros, através da cooperativa Recicla Naviraí, devido ao Covid-19 suspendeu temporariamente suas atividades mas em breve voltará ao  normal.

 

O prefeito também lembrou que está buscando alternativas e quer produzir de forma sustentável energia elétrica com os resíduos do lixo. Já existe empresas interessadas em firmar uma Parceria Pública Privada como município, explicou ele. “Se isto ocorrer, iremos gerar uma grande arrecadação com o ISS do lixo a ser utilizado pela empresa e com o ICMS, na comercialização de energia elétrica que produzirão aqui”, salientou o prefeito.

 

ONG RECICLEIROS

O presidente da Ong Recicleiros, Eric Burger, ressaltou que “agora vivemos um momento difícil e delicado com a pandemia. A medida de isolamento social foi uma medida correta que a administração municipal teve que tomar. Temporariamente suspendemos a coleta seletiva do lixo para evitarmos dissabores quanto à saúde pública, mas em breve retomaremos com todo o vapor, de maneira segura e sustentável”, garantiu.

 

PROMOTOR DO MEIO AMBIENTE

O Promotor de Justiça do Meio Ambiente, Dr. Paulo da Graça Riquelme, disse que “o tema deste ano é muito importante, porque devemos alinhar o momento em que estamos vivendo. A sociedade toda sabe que as coisas não serão como antigamente, mas a gente não sabe como isso vai acontecer. Acredito que agora está na hora da gente valorizar o nosso comércio local, para gerar economia no município que passa pelos reflexos dessa pandemia. É também um momento muito adequado e pertinente esta semana para nós nos conscientizarmos do valor do nosso patrimônio ambiental de Naviraí”, ressaltou o promotor.

 

PRESIDENTE DO COMDEMA

Integrante do Conselho Municipal em Defesa do Meio Ambiente, Silvana Lima dos Santos, disse que o conselho é formado por pessoas de vários setores da sociedade civil organizada e teceu elogios a coleta seletiva realizada aqui antes da pandemia. “Isso foi uma importante conquista para a nossa cidade. É muito importante que a gente continue separando o lixo de nossas casas, mesmo sem o caminhão da coleta seletiva não estar passando. Se for tudo junto, alguns produtos que deveriam estar separados contaminam o restante”, explicou ela, encerrando e dizendo que “as ações que tomamos hoje são determinantes para o futuro”.

 

PROFESSORA CAROLINE

Para a professora Caroline Touro, titular da Gerência de Educação, “as atividades propostas pelo Meio Ambiente são de suma importância e nós através da Rede Municipal de Ensino vamos realizar ações para que a população se conscientize a importância da preservação ambiental em todos os sentidos. “Naviraí possui uma riqueza imensa com 6 áreas de preservação, sendo uma na zona urbana, que é a do Cumandaí e que já passou por um processo de recuperação recentemente em cujo local nossos alunos fazem visitação para desenvolver estudos sobre a fauna e a flora”, explicou ela.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document