Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
16 de MARÇO de 2020 | Fonte: TV Morena

Paraguai anuncia fechamento das fronteiras em prevenção ao novo coronavírus

Em Pedro Juan Caballero, cidade vizinha à sul-mato-grossense Ponta Porã, o trânsito continua livre.
Fronteira Brasil e Paraguai entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero (Foto: Martim Andrada/ TV Morena)

O Paraguai anunciou neste domingo (15/03) o fechamento das fronteiras em prevenção à disseminação do novo coronavírus. Conforme divulgado pelo setor de imigração do país, a decisão foi tomada após reunião com o Conselho de Defesa Nacional.

 

Segundo o governo paraguaio, as fronteiras serão fechadas gradativamente por 15 dias. Nesta segunda-feira (16/03), o trânsito entre os dois países, em Pedro Juan Caballero e Ponta Porã, era normal.

 

Conforme o governo do Paraguai, não será permitida a entrada de estrangeiros no país. Não paraguaios que moram no país, pessoas que estão em missão diplomática e membros de organização internacional com entrada autorizada, estarão sujeitos a isolamento preventivo obrigatório. O governo irá fazer a verificação aleatória se as medidas estão sendo cumpridas.

 

Realizará também a redução das passagens de fronteira permitidas para a entrada de nacionais, estrangeiros residentes, membros de missões diplomáticas e organizações internacionais com entrada autorizada.

 

Também como medida de prevenção, o maior shopping de Pedro Juan Caballero, vizinha à sul-mato-grossense Ponta Porã, fechou temporariamente as portas. A suspensão de todas as atividades da empresa é por tempo indeterminado. O local recebe turistas de todo o país diariamente.

 

Comitê

Nesta segunda-feira (16/03), foi criado Comitê Internacional de Monitoramento do Coronavírus, por onde passarão todas as medidas a serem adotadas de forma conjunta nos dois lados da fronteira.

 

No lado brasileiro, o prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo, informou que aguarda decisões do governo do estado, que por sua vez acompanha medidas de prevenção a proliferação do coronavírus.

 

O Comitê Internacional fará reuniões diárias nos períodos da manhã e tarde, sendo decidido ainda que haverá compartilhamento de informações entre os dois países.

 

Paraguai

Até sexta-feira (13), havia seis casos confirmados de covid-19 no Paraguai. O governo suspendeu as aulas e qualquer evento com grande aglomeração de pessoas em todo o país por duas semanas.

 

Dois dias depois, na quinta-feira, a Direção Nacional de Aeronáutica Civil cancelou todos os voos de e para a Europa entre 14 e 26 de março.

 

E, por fim, na sexta-feira, o Ministério da Indústria e Comércio fixou os preços para produtos relacionados à prevenção do coronavírus, como álcool em gel, máscaras faciais e luvas.

 

O governo também aprovou a compra de US$ 80 milhões em insumos e equipamentos médicos, entre outras medidas econômicas.

 

Argentina e Colômbia

Também a partir desta segunda-feira (16), somente cidadãos argentinos ou estrangeiros com autorização poderão entrar na Argentina. O governo anunciou o fechamento das fronteiras por 15 dias, podendo ser estendido por igual período.

 

Somente no fim de semana, 270 estrangeiros tiveram que deixar o país, entre eles pessoas que tinham acabado de chegar e pessoas que se recusaram a ficar em isolamento. A Argentina tem 46 pessoas contaminadas. Duas morreram.

 

A Colômbia também está com a fronteira fechada. São 33 casos naquele país.



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document