Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
22 de JANEIRO de 2020 | Fonte: G1

Bolsonaro anuncia criação do Conselho da Amazônia

Vice-presidente Hamilton Mourão vai coordenar o conselho. Presidente criou ainda uma Força Nacional para atuar na proteção do meio ambiente da região.

O presidente Jair Bolsonaro anunciou a criação do Conselho da Amazônia e de uma Força Nacional para atuar na proteção do meio ambiente da região. O vice-presidente Hamilton Mourão vai coordenar o conselho.

 

O colegiado vai concentrar as ações de todos os ministérios voltadas para a proteção, defesa e desenvolvimento sustentável da Amazônia.

 

A Força Nacional Ambiental vai atuar nos moldes da Força Nacional de Segurança Pública para proteger a região, segundo o governo.

 

Em entrevista à jornalista Cristiana Lôbo, da GloboNews, o vice-presidente Hamilton Mourão falou que o governo vai ser mais proativo na preservação da Amazônia.

 

"A Amazônia desperta o interesse e visões de todas as pessoas do resto do mundo, nós temos que ter uma atitude, digamos assim, mais incisiva em relação ao que lá acontece", disse o vice-presidente.

 

O blog do jornalista João Borges no G1 destacou que "gestores de grandes fundos de investimentos estrangeiros avisaram o governo brasileiro que não mais aplicariam dinheiro no país por causa da política ambiental para a Amazônia."

 

O ministro do Meio Ambiente explicou que o conselho vai coordenar todas as estruturas que já atuam no combate ao desmatamento e incorporar temas como a regularização fundiária. Ricardo Salles disse que não há prazo para a implementação do conselho ou para a convocação da Força Nacional, nem qual será o custo.

 

No ano passado, o presidente Jair Bolsonaro acabou por decreto com dois órgãos que tinham atribuições semelhantes ao Conselho da Amazônia. Reuniam e integravam ministérios para ações voltadas ao combate do desmatamento, mas com a participação da sociedade civil.

 

O diretor do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia disse que as medidas são bem-vindas desde que sejam continuadas.

 

"Está criando um espaço de atenção para a Amazônia através de um conselho que a gente entende que vai unificar um conjunto de ações públicas e de política públicas pra Amazônia, isso é importante. O que a gente espera como técnicos, como pessoas que trabalham com Amazônia é que essa políticas sejam efetivas e continuadas para que o problema seja resolvido de fato concretamente e pra isso a gente precisa de atuação a longo prazo", disse André Guimarães.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document