A consultoria inglesa “Deloitte” divulgou, na noite desta segunda-feira, o “Football Money League”, estudo anual sobre o faturamento dos clubes mais ricos do mundo. A principal novidade está no topo. Pela primeira vez em 23 edições do relatório, o Barcelona aparece na liderança da lista. E com uma marca inédita. O time catalão alcançou a receita de € 840,8 milhões (R$ 3,8 bilhões na cotação atual) em receitas.
Barcelona conquistou apenas a taça do Campeonato Espanhol na temporada passada — Foto: Reuters |
O período de análise é a temporada 2018/19, encerrada no final de junho do ano passado. O Barça, que curiosamente trocou de técnico nesta segunda, superou o rival Real Madrid, líder no estudo anterior. O Manchester United, primeiro há três anos, completa o pódio (veja os 20 primeiros na imagem abaixo).
O estudo avalia três tipos de receitas: matchday (ingressos para a temporada e bilheteria); direitos de transmissão (incluindo participações em ligas, copas e competições europeias); e comercial (marketing, patrocínios e outros). Portanto, valores obtidos com transferências de jogadores não entram na conta.