Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
17 de DEZEMBRO de 2019 | Fonte: Agência Brasil

Unicef: 9 crianças são mortas ou mutiladas por dia no Afeganistão

De 2009 a 2018, conflito no país matou 6.500 crianças e feriu 15 mil (Foto: Divulgação)

Nove crianças morreram ou foram mutiladas por dia no Afeganistão nos nove primeiros meses deste ano, segundo dados da Unicef divulgados hoje (17), que apontam para um aumento de 11% do número de vítimas em relação a 2018. O Unicef é o Fundo das Nações Unidas para a Infância.

 

Entre janeiro e fim de setembro morreram 631 menores no Afeganistão e ficaram feridos outros 1.830, informou essa organização das Nações Unidas para defesa dos direitos das crianças, chamando a atenção para "a tragédia" de um país envolvido em conflitos há mais de quatro décadas.

 

O número de vítimas representa um crescimento de 11% face ao mesmo período do ano passado, de acordo com o segundo relatório especial dedicado ao tema, publicado em Cabul 12 anos depois do primeiro.

 

"O ano 2018 foi declarado como o pior para as crianças no Afeganistão, mas o número de crianças mortas e feridas entre junho e setembro deste ano já representa 94% do total de 2018. É inaceitável", denunciou o representante do Unicef no Afeganistão, Aboubacar Kampo, durante entrevista coletiva.

 

A responsabilidade pelo aumento de vítimas deve-se, por um lado, a um pico dos ataques suicidas, e, por outro, aos confrontos frequentes entre militares pró-governamentais e os talibãs e outros grupos insurgentes que operam naquele país asiático.

 

Conflitos armados matam 6.500 crianças

Numa década, entre 2009 e 2018, o conflito armado no Afeganistão causou a morte de 6.500 crianças e deixou 15 mil feridos.

 

"Milhares (de crianças) perderam os seus direitos básicos a ter um lar, uma família, educação de qualidade, cuidados médicos, segurança e proteção, e milhares pagaram o preço mais alto, as suas vidas", afirmou o porta-voz do Unicef em Cabul, Alison Parker.

 

"É uma tragédia, mas podemos acabar com ela se trabalharmos juntos para isso", acrescentou.

 

"Queremos fazer soar o alarme, pedir às partes em conflito que cumpram as suas obrigações relativamente à lei internacional dos direitos humanos (...) e deixem de atacar escolas e centros de saúde", explicou Parker.

 

No ano passado, as Nações Unidas registraram 162 ataques contra escolas, hospitais e seus trabalhadores.

 

No mesmo ano, a ONU também contabilizou 44 incidentes nos quais a guerra impediu que ajuda humanitária fosse entregue às comunidades necessitadas.

 

A violência afeta diretamente os afegãos mais jovens, muitos dos quais só conheceram a guerra durante as suas curtas vidas, mas o país tem outros problemas: pobreza, pessoas deslocadas internamente e uma falta geral de serviços públicos.

 

Para a porta-voz do Unicef, "altos níveis de pobreza tornam as crianças mais vulneráveis à violência, a abusos, a negligência, ao recrutamento por grupos armados e a várias formas de exploração, desde o casamento infantil ao trabalho forçado".



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document