Untitled Document
SÁBADO, 25 DE JANEIRO DE 2020
05 de DEZEMBRO de 2019 | Fonte: Globo Esporte

Quatro grandes de SP jogarão juntos pela 1ª vez a Libertadores

Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos estão garantidos na edição de 2020 do principal torneio do continente.
Foto: Divulgação/GE

Pela primeira vez, a Libertadores da América terá a presença conjunta dos quatro principais clubes de São Paulo. O Corinthians assegurou nesta quarta-feira uma vaga no principal torneio do continente e se juntou aos já classificados Santos, Palmeiras e São Paulo.

 

Veja a situação de cada um deles:

Santos: atual segundo colocado, tem vaga assegurada na fase de grupos desde a 34ª rodada do Brasileirão.

 

Palmeiras: atual terceiro colocado, garantiu classificação para a fase de grupos também na 34ª rodada.

 

São Paulo: sexto colocado no Brasileirão, o São Paulo garantiu vaga na fase de grupos da Libertadores nesta quarta-feira, ao vencer o Inter por 2 a 1 no Morumbi.

 

Corinthians: sétimo colocado no Brasileirão, o Corinthians não tem mais chances de conquistar vaga na fase de grupos, mas já está garantido nas etapas iniciais do torneio.

 

O Brasil terá oito representantes na Libertadores de 2020. Além dos quatro paulistas, estão garantidos o Flamengo (campeão brasileiro e da Libertadores), o Athletico-PR (campeão da Copa do Brasil e quarto colocado no Brasileirão) e o Grêmio (quinto colocado no Brasileirão). Há uma última vaga em disputa entre Inter e Goiás.

 

A Libertadores, que tradicionalmente classificava apenas dois times brasileiros para a Libertadores, passou a ter quatro vagas em 2000. Desde então, o número de vagas tem crescido, e o futebol paulista até conseguiu colocar quatro times na competição, mas não os quatro mais tradicionais juntos. Veja:

 

Quatro times, com três grandes

2005 – Palmeiras, Santo André, Santos e São Paulo

2006 – Corinthians, Palmeiras, Paulista e São Paulo

 

Três grandes

2013 – Corinthians, Palmeiras e São Paulo

2016 – Corinthians, Palmeiras e São Paulo

2018 – Corinthians, Palmeiras e Santos

 

São Paulo e Palmeiras estão, junto com o Grêmio, entre os clubes que mais disputaram a Libertadores. Vão para sua 20ª edição. Corinthians e Santos têm 14. Todos eles já foram campeões do torneio. Veja o histórico:

 

São Paulo (19 participações, três títulos)

O Tricolor é o brasileiro com mais finais de Libertadores: seis. Foi campeão em 1992, 1993 e 2005, três anos em que também conquistou o Mundial. E ficou com o vice em 1974, 1994 e 2006.

 

Santos (14 participações, três títulos)

O Santos é, junto com São Paulo e Grêmio, o clube que mais vezes conquistou a Libertadores. Foi campeão três vezes: em 1962, 1963 e 2011. Também foi vice em 2003.

 

Palmeiras (19 participações, um título)

O Palmeiras é um habitual participante da Libertadores e busca seu segundo título. Foi campeão em 1999 e tem três vices (em 1961, 1968 e 2000).

 

Corinthians (14 participações, um título)

O Timão tem o título mais recente de Libertadores entre os paulistas. Foi campeão em 2012, comandado por Tite. Foi sua primeira e, até agora, única decisão em 14 participações no torneio.



Untitled Document
Últimas Notícias
Juiz dá pensão de R$ 100 mil para viúva de Gugu
Caixa leva à leilão 25 imóveis no Estado
Monitoramento eletrônico de tornozeleira do MS é referência nacional
Untitled Document