Untitled Document
TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
29 de NOVEMBRO de 2019 | Fonte: Folha de Naviraí/ Jr Lopes

ACEN leva empresários para visita técnica a cooperativa de reciclagem de Naviraí

Empresários conheceram a Cooperativa Recicla Naviraí que começa a operar na próxima semana com capacidade com meta de receber 250 toneladas de materiais recicláveis por mês.
Grupo de empresários chega para visita técnica a Cooperativa Recicla Naviraí (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)

Um grupo de empresários filiados a Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (ACEN), esteve na manhã desta sexta-feira (29/11) fazendo uma visita técnica na Cooperativa Recicla Naviraí, que iniciará suas atividades na próxima semana.

 

A comitiva de empresários foi capitaneada pelo presidente da ACEN, José Cordeiro Leal Uemura (Mano). Os empresários foram recebidos pelo gerente de Meio Ambiente da Prefeitura de Naviraí, Astolfo Carlos Mendes e representantes da cooperativa de reciclagem.

 

Os empresários percorreram as instalações da cooperativa, ouviram atentamente como será a operada a cooperativa, as formar como os materiais recicláveis serão separados para que seja dada a destinação correta.

ACEN levou empresários para conhecerem Cooperativa Recicla Naviraí (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)

Astolfo Carlos Mendes explicou que Naviraí foi uma das três cidades do Brasil que foram selecionadas pela ONG Recicleiros para receber uma unidade de cooperativa de recebimento de materiais recicláveis.

 

O gerente de Meio Ambiente explicou que inicialmente são 45 pessoas que estarão trabalhando na Cooperativa Recicla Naviraí e a meta é chegar a 60 pessoas. São essas pessoas que irão operar e administrar a cooperativa.

 

- À prefeitura caberá apenas recolher os materiais recicláveis nas residências e trazer até a cooperativa. Essas 45 pessoas são na verdade sócias da cooperativa e esse número chegará a 60 pessoas beneficiadas. Elas foram selecionadas, muitas delas já recolhiam materiais recicláveis em nossa cidade e hoje tem a oportunidade de atuarem em uma cooperativa, que nasce organizada e pronta para receber até 250 toneladas de materiais recicláveis por mês e 3 mil toneladas ao ano. Nos primeiros nove meses cerca de 30%  desse número deve ser alcançado e em um ano queremos chegar às 250 toneladas/mês – disse Astolfo.

 

Foi explicado aos grupo de empresários que a conscientização da população é fundamental. A coleta seletiva passará uma vez por semana, sempre no mesmo dia, para recolher os recicláveis. A população deverá separar os recicláveis do lixo comum.

Grupo de empresários durante visita a Cooperativa Recicla Naviraí (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Naviraí, José Cordeiro Leal Uemura (Mano), com a coleta seletiva de lixos recicláveis toda população sairá ganhando. A criação da Cooperativa Recicla Naviraí, segundo o presidente da ACEN, é um marco para o município.

 

– Em nome da classe empresarial de Naviraí, nós parabenizamos o prefeito Izauri, o gerente de Meio Ambiente Astolfo e todos que estão envolvidos neste projeto. São dezenas de famílias que irão tirar o sustento desta cooperativa. No que depender da ACEN, tudo faremos para divulgar e conscientizar a população sobre a importância de separar os materiais recicláveis para serem encaminhados para a cooperativa – disse Mano, presidente da ACEN.

 

A Cooperativa Recicla Naviraí está instalada na Avenida Jateí, nº 505, no barracão da antiga Navimix. Ela inicia suas atividades na próxima segunda-feira, dia 02 de dezembro.



Untitled Document
Últimas Notícias
Apenas 22% dos brasileiros têm boas condições de conectividade
Árbitro indicado: Gabigol espera julgamento de efeito suspensivo
Felipe Anderson, da Lazio, optou pelo Palmeiras por Mundial e Seleção
Untitled Document