A queda do Avaí no Campeonato Brasileiro é algo inevitável. A seis rodadas para o fim, resta apenas saber o dia que o Leão da Ilha vai confirmar presença na Série B de 2020. E isso pode acontecer já no sábado (16/11), mesmo sem entrar em campo, uma vez que enfrenta o Cruzeiro na segunda-feira.
Caso o Fluminense vença o Atlético-MG, no Maracanã, o Avaí estará rebaixado. Se confirmar o cenário, o Tricolor atingirá 37 pontos, empurrando o Cruzeiro (com 35) à zona de queda e fazendo o Ceará (com 36) ser o primeiro fora do Z-4.
Derrotado por 2 a 0 pelo Botafogo, na noite de segunda-feira, no Rio de Janeiro, o Leão da Ilha pode chegar, no máximo, aos 35 pontos. Isso se vencer os seis jogos que restam. Portanto, em caso de triunfo do Flu, o Avaí não teria mais condições de alcançar – e ultrapassar – o Ceará.
O jogo contra o Cruzeiro, no Mineirão, fecha a 33ª rodada na segunda-feira, às 20h, no Mineirão. Depois, irão restar somente mais cinco jogos para o Avaí no Brasileirão, que são: Chapecoense (casa), Corinthians (fora), Fluminense (casa), Flamengo (fora) e Athletico (casa).
Com 17 pontos e na lanterna do Brasileiro, o Avaí acumula marcas ruins, como 21 derrotas, apenas três vitórias, além do pior ataque (16 gols anotados) e da defesa mais vazada (51 gols), o que contabiliza saldo de negativo de 35 gols. O aproveitamento é de somente 17,7%.