Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
20 de AGOSTO de 2019 | Fonte: Globo Esporte

Com Marta na lista, Pia faz primeira convocação da seleção brasileira feminina

Brasil começa nova era com o comando da treinadora de olho nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. CBF anuncia nomes das comissões técnicas da base.
Pia convoca a seleção brasileira feminina (Foto: Bruno Egger / MoWA Press)

A técnica da seleção brasileira feminina, Pia Sundhage, divulgou nesta terça-feira (20/08) sua primeira convocação no comando da equipe nacional. Com Marta no elenco, as 23 jogadoras foram selecionadas para a disputa do Torneio Internacional de Futebol Feminino de Seleções. O torneio segue como passo inicial visando aos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, sua primeira competição oficial. Durante a coletiva de imprensa, treinadora tratou de exaltar Marta e tudo a camisa 10 pode oferecer para a equipe.

 

- Marta é uma jogadora importante. Muito importante na verdade. Mas para deixar estrelas brilharem no time eu falei com ela. Ela fala sueco, conhece o estilo sueco, a cultura sueca. Eu converso muito com ela por esse motivo. E se a gente falar da Copa, sobre algumas jogadas dela, ela consegue tirar a melhor performance das outras jogadoras. Jogando em Orlando eu irei assistir a uma partida e conversar com o treinador para que estejamos na mesma página. Espero que ela consiga seu melhor desempenho nas Olimpíadas. Foi eleita a melhor tantas vezes. Ela tem o coração certo para fazer o melhor dela, é muito importante para o time - afirmou a treinadora.

 

A estreia de Pia Sundhage será dia 29 de agosto, contra a Argentina, às 21h30 (de Brasília), no Pacaembu, pelo Torneio Internacional de Futebol Feminino. Também disputam o quadrangular as seleções do Chile e da Costa Rica, que se enfrentarão às 19h30. Domingo, o Brasil voltará ao Pacaembu para a final, às 13h, ou a disputa do terceiro lugar, às 10h30.

 

- Acho que certas coisas são importantes no campo. Todo mundo tem que saber que represento o Brasil, está todo mundo te olhando. Isso vem com o idioma, com a expressão corporal que é muito importante. Tem que dar o melhor o tempo todo, tanto dentro quanto fora de campo. Se eu começo por mim mesma isso se torna contagioso. Se meu copo está sempre cheio e acreditar que a gente vai conseguir a gente vai ter melhor chance de ganhar a partida - disse a treinadora, empolgada como o novo desafio no comando da Seleção.

 

Contratada para o lugar de Oswaldo Alvarez, o Vadão, demitido após a Copa do Mundo, Pia foi apresentada oficialmente no dia 30 de julho como nova técnica do Brasil. Retornou à Suécia para organizar os últimos detalhes da mudança de pais, e voltou semana passada, a tempo de assistir no estádio a duas partidas: Internacional 1 x 1 Flamengo, pelas quartas de final do Brasileiro Feminino da primeira divisão, no sábado, e São Paulo 4 x 0 Cruzeiro, o primeiro jogo da final do Brasileiro da segunda divisão.

 

- Falando sobre quanto tempo vai levar (para conquistar título), nós temos essa equipe jogando agora. Espero que em alguns meses nós vamos nos sair muito bem nos Jogos Olímpicos, mas é só metade da resposta. Tenho técnico para sub-20, sub-17, a gente pode fazer a mesma coisa. A CBF acabou de anunciar dois técnicos e que iria dar suporte ao futebol feminino. Nós podemos ser táticos, saudável, forte, mas temos jogadoras técnicas. Por isso que adorei vir para cá. Juntos podemos fazer algo sensacional - lembrou a treinadora sobre a expectativa de títulos.

 

Antes da primeira convocação de Pia Sundhage na seleção brasileira feminina principal, a CBF anunciou as comissões técnicas das seleções de base, que estavam vagas. Jonas Urias será o técnico da seleção sub-20, tendo como auxiliar Jéssica de Lima.

 

Na sub-17, a ex-jogadora da seleção Simone Jatobá será a treinadora, e Lindsay Carvalho será sua auxiliar técnica. A ex-goleira da seleção Maravilha será a preparadora de goleiras da equipe sub-17.

 

Confira a lista de convocadas da seleção brasileira:

 

Goleiras – Bárbara (Avaí/Kindermann) e Aline Reis (Tenerife-ESP);

 

Laterais – Letícia Santos (Frankfurt-ALE), Fabiana (Internacional), Joyce (Tenerife-ESP) e Tamires (Corinthians);

 

Zagueiras – Kathellen (Bordeaux-FRA), Mônica (sem clube), Erika (Corinthians) e Bruna Benites (Internacional);

 

Meias – Thaisa (Real Madrid-ESP), Formiga (Paris Saint-Germain-FRA), Luana (KSPO-CDS) e Yaya (São Paulo);

 

Atacantes – Andressa Alves (Roma-ITA), Geyse (Benfica-POR), Marta (Orlando Pride-EUA), Milene (Corinthians), Debinha (North Carolina Courage-EUA), Chú (Changchun Dazhong-CHN), Bia Zaneratto (Incheon Hyundai-CDS), Ludmila (Atlético de Madrid-ESP) e Raquel (Sporting Lisboa-POR).



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document