Ações de combate ao mosquito transmissor da dengue são intesificadas em Naviraí (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes) |
As baixas temperaturas registradas em Naviraí nas últimas semanas culminaram com a diminuição de casos de dengue notificados e confirmados no município. No entanto, é necessário que os cuidados com a limpeza dos quintais e terrenos baldios sejam permanentes para que não volte a aumentar o número de pessoas acometidas pela doença.
De acordo com dados obtidos pela Folha de Naviraí, até a última sexta-feira (02/08), foram confirmados 178 casos de dengue neste ano de 2019 em Naviraí. As notificações (suspeitas) chegam a 591 casos, com alguns aguardando resultados que saem após serem analisados no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Campo Grande. Nenhum óbito relacionado a doença foi registrado neste período no município.
A reportagem da Folha conversou com o gerente de Controle de Vetores do município, José Pereira, e com a enfermeira coordenadora de Vigilância Sanitária, Danila Queiroz, que relataram que os números não apontam para uma epidemia, tanto que nas últimas semanas poucos casos foram notificados, devido principalmente à queda da temperatura.
– Nas últimas quatro semanas diminuíram consideravelmente os casos. A maior quantidade foi registrada nos meses de maio e junho, quando ocorreram 261 notificações – explica a coordenadora de Vigilância Sanitária, Danila Queiroz.
Mesmo com a queda no número de casos notificados, o gerente de Controle de Vetores, José Pereira, esclarece que a população não deve baixar a guarda, procurando manter os quintais sempre limpos.
– O poder público faz sua parte, mas sem a colaboração da população fica mais complicado combater o mosquito transmissor da dengue – afirma o gerente de Controle de Vetores.
A coordenadora de Vigilância Sanitária Danila Queiroz e o gerente de Controle de Vetores José Pereira, durante levantamento dos casos de dengue em Naviraí (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes) |
A administração do prefeito Izauri de Macedo, explica José Pereira, realizou recentemente um processo seletivo e contratou mais 10 agentes de endemias, aumentando para 30 o número de agentes e hoje todas as áreas da cidade estão cobertas pela equipe de Controle de Vetores.
– O trabalho das equipes no campo e a conscientização das pessoas, acabam ajudando a diminuir os casos de dengue – afirma José Pereira.
ANOS ANTERIORES
Entre o final de 2015 e início de 2016, Naviraí e a maior parte dos municípios do País conviveram com uma epidemia de dengue. Naquele período, foram 1310 casos notificados e 336 confirmados. Em 2016 foram 1127 notificações e 222 casos confirmados.
Os números diminuíram nos anos de 2017 e 2018. A Gerência de Saúde do município registrou apenas 03 casos de dengue em 2017, com 67 notificações. Em 2018 foram 42 casos notificados e 04 confirmados.