Untitled Document
TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
30 de JULHO de 2019 | Fonte: Correio do Estado

Trump diz querer acordo comercial com Brasil

Presidente dos EUA também fez alerta à China de que não deve esperar até as eleições de 2020 para pôr fim à gerra comercial
Trump e Bolsonaro, durante reunião bilateral durante o G-20, no Japão (Foto: KEVIN LAMARQUE / REUTERS )

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira que quer seguir em frente com um acordo comercial com o Brasil, abrindo portas para questões comerciais entre os dois países. O presidente americano não deu detalhes de como estão as negociações.

Em conversas com repórteres na Casa Branca, em Washington, Trump citou o que diz ser um bom relacionamento com Brasil e elogiou o presidente Jair Bolsonaro.

Bolsonaro e Trump já conversaram sobre a viabilidade de um acordo comercial entre o Mercosul e os Estados Unidos durante a cúpula do G-20 no Japão, no início de julho. Os dois presidentes realizaram um encontro bilateral horas antes do anúncio de que o bloco sul-americano e a União Europeia (UE) haviam assinado um tratado de livre-comércio.

O Brasil assumiu a presidência rotativa do Mercosul pelos próximos seis meses. Bolsonaro também prometeu avançar em negociações para fechar outros acordos comerciais com outos países como Canadá e Coreia do Sul.

O presidente brasileiro indicou o filho, o senador Eduardo Bolsonaro, para o cargo de embaixador nos Estados Unidos, por acreditar que vai estreitar a relação direta com Trump e, assim, obter ganhos comerciais e atrair investimentos. A indicação ainda precisa do aval dos Estados Unidos e do Congresso brasileiro.

Na Casa Branca, o presidente americano também disse que o Federal Reserve (o banco central americano) deveria cortar os juros na reunião que começa nesta terça-feira e se encerra no dia seguinte. A expectativa é que o Fed anuncie seu primeiro corte na taxa desde a crise global de 2008.



Untitled Document
Últimas Notícias
Apenas 22% dos brasileiros têm boas condições de conectividade
Árbitro indicado: Gabigol espera julgamento de efeito suspensivo
Felipe Anderson, da Lazio, optou pelo Palmeiras por Mundial e Seleção
Untitled Document