Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 17 DE OUTUBRO DE 2019
30 de JULHO de 2019 | Fonte: Correio do Estado

Trump diz querer acordo comercial com Brasil

Presidente dos EUA também fez alerta à China de que não deve esperar até as eleições de 2020 para pôr fim à gerra comercial
Trump e Bolsonaro, durante reunião bilateral durante o G-20, no Japão (Foto: KEVIN LAMARQUE / REUTERS )

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira que quer seguir em frente com um acordo comercial com o Brasil, abrindo portas para questões comerciais entre os dois países. O presidente americano não deu detalhes de como estão as negociações.

Em conversas com repórteres na Casa Branca, em Washington, Trump citou o que diz ser um bom relacionamento com Brasil e elogiou o presidente Jair Bolsonaro.

Bolsonaro e Trump já conversaram sobre a viabilidade de um acordo comercial entre o Mercosul e os Estados Unidos durante a cúpula do G-20 no Japão, no início de julho. Os dois presidentes realizaram um encontro bilateral horas antes do anúncio de que o bloco sul-americano e a União Europeia (UE) haviam assinado um tratado de livre-comércio.

O Brasil assumiu a presidência rotativa do Mercosul pelos próximos seis meses. Bolsonaro também prometeu avançar em negociações para fechar outros acordos comerciais com outos países como Canadá e Coreia do Sul.

O presidente brasileiro indicou o filho, o senador Eduardo Bolsonaro, para o cargo de embaixador nos Estados Unidos, por acreditar que vai estreitar a relação direta com Trump e, assim, obter ganhos comerciais e atrair investimentos. A indicação ainda precisa do aval dos Estados Unidos e do Congresso brasileiro.

Na Casa Branca, o presidente americano também disse que o Federal Reserve (o banco central americano) deveria cortar os juros na reunião que começa nesta terça-feira e se encerra no dia seguinte. A expectativa é que o Fed anuncie seu primeiro corte na taxa desde a crise global de 2008.



Untitled Document
Últimas Notícias
Conmebol confirma final da Libertadores no Maracanã em 2020
Pagamento de bolsas do CNPq está garantido este ano, diz governo
Igreja Adventista do 7º Dia de Naviraí promove palestra no Outubro Rosa
Untitled Document