Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
12 de JULHO de 2019 | Fonte: Assessoria

Audiência pública em Naviraí discutirá o impacto do uso do agrotóxico na saúde

Evento será promovido pelo Conselho Municipal de Saúde.
José Pereira da Silva, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Naviraí (Foto: Divulgação)

Na próxima terça-feira, dia 16 de julho, acontece no plenário da Câmara de Vereadores de nossa cidade a 1ª Audiência Pública promovida pelo Conselho Municipal de Saúde de Naviraí, que é presidido por José Pereira da Silva, cujo evento começa às 19 horas e tem por finalidade tratar de um tema bastante polêmica em todo o País, que é o uso de agrotóxico e a saúde. “Esse é um tema que vem tomando conta da pauta das discussões dos conselhos de saúde do Brasil afora e aqui em Mato Grosso do Sul, a cidade de Naviraí é uma das primeiras que está chamando para essa discussão com o objetivo de informar a comunidade sobre esses riscos e a importância da gente estar atentos”, salientou José Pereira. 

 

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Naviraí, “com certeza essa é uma questão que acaba afetando todo o sistema da saúde ambiental, a saúde das pessoas, a saúde financeiras dos sistemas público de saúde, porque todos os problemas ocasionados pelo agrotóxico acabam parando nos hospitais públicos. Então é também um grande prejuízo para a saúde pública. Estamos abrindo este debate numa primeira discussão, mas a intenção é avançar para a gente debater todas essas discussões”, explicou o presidente do Conselho.

 

José Pereira disse também que “é possível perceber nos últimos meses a liberação de vários itens de produtos que já estavam até proibidos de serem comercializados no Brasil e isso é preocupante. As pessoas, às vezes não relacionam muito isso, mas o Conselho de Saúde tem a obrigação, como está garantido na Constituição, de discutir a promoção e a utilização desses itens de saúde”, salientou Pereira.

 

Ao falar sobre a liberação, o presidente José Pereira salientou que “a gente fica preocupado, porque no Brasil muitas vezes a coisa fica um pouco solta e a sociedade fica à margem dessas discussões. Então, nada mais natural do que o Conselho de Saúde abrir este debate em Naviraí e quem sabe avançar nesta discussão para sugerir políticas públicas que possam aumentar e melhorar a prevenção desses problemas provocados pelo agrotóxico”, disse ele.

 

Ao concluir sua entrevista José Pereira convidou a toda a comunidade para participar na próxima terça-feira, dia 16 de julho de 2019, com início às 19 horas, da audiência pública a ser realizada na Câmara de Vereadores de Naviraí. 



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document