O mês de julho começa nesta segunda-feira com uma novidade no Palmeiras: quatro jogadores do elenco passam a ficar livres para acertar pré-contrato com outra equipe e deixar o clube ao final do vínculo atual, em 31 de dezembro, de graça. Os goleiros Fernando Prass e Jailson, o zagueiro Edu Dracena e o meia venezuelano Alejandro Guerra estão nessa situação.
O quarteto já viu nomes que começaram 2019 como último ano de contrato já terem prorrogado o compromisso, como os volantes Felipe Melo, Thiago Santos e Jean. Contra esses que ainda aguardam uma definição, já que a idade avançada não parece muito ser problema, pesa o fato de nenhum deles fazer parte da formação principal do técnico Luiz Felipe Scolari na temporada.
Para Prass, Jailson e Edu Dracena, a espera não é novidade. Os contratos anteriores dos três se encerravam no fim do ano passado e a renovação saiu apenas na última semana de novembro, após a confirmação do título brasileiro. A diferença fica para o argumento usado para a espera: a eleição presidencial no clube, e a continuidade deles foi assinada exatamente depois da vitória de Maurício Galiotte. Mas, agora, não há esse cenário.