Untitled Document
DOMINGO, 24 DE NOVEMBRO DE 2024
04 de JUNHO de 2019 | Fonte: O Globo

Site do governo com dados oficiais sobre o uso de drogas é tirado do ar

Segundo especialistas, Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (Obid) era único a compilar levantamentos nacionais e não pode ser acessado desde janeiro.
O ministro da Cidadania, Osmar Terra, que tomou a frente na discussão de políticas sobre drogas no governo Bolsonaro (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Criado em 2002 e considerado o único banco de dados oficiais sobre drogas no país, o portal Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas ( Obid ) está fora do ar há seis meses, quando foi transferido do guarda-chuva do Ministério da Justiça para a pasta da Cidadania.

 

O portal ainda tem sua descrição guardada no histórico do site do Ministério da  Justiça . Lá, o portal Obid é descrito como "responsável por gerir e disseminar informações confiáveis e científicas sobre drogas" e como "um canal de armazenamento de dados sobre drogas, incluindo pesquisas realizadas pela Senad (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas), estatísticas e indicadores".

 

O Ministério da Cidadania informou que o Obid passou ao escopo da pasta de Osmar Terra por meio de decreto assinado no dia 2 de janeiro. O órgão, no entanto, não disse quando o portal foi tirado do ar. Usando a ferramenta Way Back Machine , banco de dados digital que arquiva mais de 475 bilhões de páginas da web, o GLOBO apurou que a última movimentação na página do Obid se deu no dia 8 de janeiro.

 

Em resposta à reportagem, o Ministério da Cidadania afirmou apenas que "o portal está sendo migrado e atualizado", mas não informou quando será reativado.



Untitled Document
Últimas Notícias
Pecuaristas de MS devem atualizar cadastro de rebanhos na Iagro até o dia 30 de novembro
STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal
TJD-MS estabelece até 4 de dezembro nova eleição da Federação de Futebol
Untitled Document