Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 19 DE SETEMBRO DE 2019
27 de MAIO de 2019 | Fonte: Folha de Naviraí/ Jr Lopes

Campanha de Vacinação contra Gripe em Naviraí entra na última semana

Campanha foi iniciada no dia 10 de abril e termina nesta sexta-feira, dia 31 de maio.
Meta da Gerência de Saúde de Naviraí é imunizar 90% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)

A Campanha de Vacinação contra a gripe termina na próxima sexta-feira, dia 31 de maio, nos dez Postos de Saúde de Naviraí (PSFs) e no Centro de Saúde do Varjão. A Gerência de Saúde, por intermédio da Coordenação de Imunização, tem como meta vacinar pelo menos 90% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários.

 

Danila Queiróz, Coordenadora de Imunização da Gerência de Saúde de Naviraí, reforça que com a proximidade do inverno é importante que as pessoas pertencentes aos grupos prioritários, e que ainda não foram imunizadas, procurem um PSF ou o Centro de Saúde do Varjão para receberem a dose da vacina.

Pessoas pertencentes aos grupos prioritários devem procurar um PSF ou o Centro de Saúde do Varjão até sexta-feira, dia 31 (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)

– Os grupos prioritários são formados por pessoas que tem maior risco de ter complicações em relação a gripe. A vacina demora 10 dias para fazer efeito. Com a chegada do inverno e a queda na temperatura o risco de gripe aumenta, então o quanto antes estas pessoas forem imunizadas, menor será o risco de contrair a gripe – explica a coordenadora de imunização, Danila Queiroz.

 

Até o dia 04 de maio, quando ocorreu o dia Dia “D” da Campanha de Vacinação, alguns grupos tinham atingido 60% da meta em Naviraí. No entanto, procura seguia pequena entre as puérperas (mulher com 45 dias pós parto), gestantes e crianças, que estão inclusas nos grupos prioritários para receber a dose da vacina.

Vacina se torna ainda mais importante devido a proximidade do inverno (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Fazem parte destes grupos as crianças de 1 a 5 anos de idade, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da Saúde, povos indígenas, idosos (a partir de 60 anos), professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa, jovens sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).



Untitled Document
Últimas Notícias
Naviraí terá campanha de vacinação antirrábica em duas datas
Palmeiras tira Ramires do campo e só deve voltar em 2019
CCJ da Câmara aprova condução coercitiva de intimados por CPI
Untitled Document