Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 19 DE SETEMBRO DE 2019
23 de MAIO de 2019 | Fonte: Agência ALMS

Projeto de Resolução amplia atribuições do presidente da ALMS

Proposta incluirá, se aprovada, nas atribuições do presidente o ato de determinar o arquivamento ou desarquivamento de matérias.
Uma comissão está sendo formada para analisar as propostas de alteração no Regimento (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

Os trâmites e competências que permeiam as responsabilidades dos legisladores estão dispostos no Regimento Interno da Casa de Leis e um Projeto de Resolução foi apresentado nesta quinta-feira (23/05) para pedir a inclusão de mais uma atribuição a quem comandar a presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

 

A proposta de autoria do deputado João Henrique (PR) incluirá, se aprovada, nas atribuições do presidente o ato de “determinar o arquivamento ou desarquivamento” de matérias de acordo com os termos regimentais dispostos no Artigo 164, que também será alterado, como propõe o projeto, para a inclusão de parágrafo único que vincula o desarquivamento mediante requerimento.

 

Este requerimento “poderá ser feito pelo autor ou autores e assinado por apenas um interessado, dentro dos primeiros 180 dias da primeira sessão legislativa ordinária da legislatura subsequente”. Assim, a proposta determina que o mesmo retomará a tramitação no estágio em que se encontrava.

 

O deputado João Henrique justificou que o Regimento Interno é claro e objetivo ao positivar que todas as proposições, que estão em tramitação na Assembleia, findada a legislatura, serão arquivadas, salvo com pareceres favoráveis de todas as Comissões; já aprovadas em turno único, em primeiro ou em segundo turno; de iniciativa popular; de iniciativa de outro Poder ou do Tribunal de Contas, do Ministério Público e da Defensoria Pública.

 

“O projeto também tem o objetivo de alcançar os princípios da celeridade e da economia processual”, afirmou o deputado. O atual presidente, deputado Paulo Corrêa (PR) anunciou durante a sessão que uma comissão especial será formada para analisar todos os projetos em tramitação que preveem alteração no Regimento Interno e os membros deverão ser oficializados em breve em publicação no Diário Oficial do Legislativo.



Untitled Document
Últimas Notícias
Naviraí terá campanha de vacinação antirrábica em duas datas
Palmeiras tira Ramires do campo e só deve voltar em 2019
CCJ da Câmara aprova condução coercitiva de intimados por CPI
Untitled Document