Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
20 de MAIO de 2019 | Fonte: Ascom/IFMS

IFMS disponibiliza nova ferramenta de comunicação

O ZIFZap permite que o cidadão tenha acesso a informações sobre ensino, pesquisa, extensão e gestão do IFMS pelo WhatsApp.
Foto: Divulgação

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul disponibilizou nessa quinta-feira, 16, uma nova ferramenta de comunicação para divulgar ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Trata-se do ZIFZap, uma conta institucional do WhatsApp por meio da qual o cidadão recebe informações oficiais sobre a instituição.

 

A pessoa que utiliza o aplicativo pode se cadastrar para receber links de reportagens publicadas no site do IFMS, com informações sobre abertura de novos cursos e vagas, concursos públicos, projetos e eventos de extensão, participação de estudantes em feiras científicas, entre outras.

 

A assessora de Comunicação Social em exercício, Juliana Aragão, explica que a criação do novo canal é resultado de um diagnóstico feito para a elaboração da Política de Comunicação do IFMS, processo que está em andamento.

 

"Em novembro do ano passado, nós fizemos pesquisas com estudantes, servidores e profissionais de imprensa e percebemos que havia uma demanda por divulgar as informações institucionais pelo WhatsApp. O ZIFZap vem suprir essa necessidade que os próprios públicos nos mostraram existir", ressaltou.

 

O WhatsApp possui mais de 120 milhões de usuários ativos no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Cadastro - Para se cadastrar no ZIFZap, o interessado deve salvar o número (67) 98164-1311 em sua lista de contatos e, em seguida, enviar uma saudação inicial com o nome completo e a cidade onde mora.

 

Feito o cadastro, o usuário passa a receber as informações disponibilizadas pela Assessoria de Comunicação Social do IFMS na nova ferramenta. Mas, ao contrário de outros canais de comunicação oficiais da instituição, que permitem a interatividade, o ZIFZap não abre a possibilidade de diálogo.

 

Juliana destaca a confiabilidade das informações compartilhadas.

 

"Pesquisas indicam que os aplicativos para troca de mensagens instantâneas têm ganhado espaço como fonte de informação. Ao disponibilizarmos essa ferramenta, asseguramos ao usuário cadastrado o compartilhamento de conteúdo oficial do IFMS, ou seja, de informações e dados institucionais confiáveis", pontuou.

 

Canais de Comunicação - O IFMS possui outros sete canais oficiais de comunicação com a sociedade.

 

O site institucional, com média de 70 mil visitantes por mês, disponibiliza informações como cursos ofertados, abertura de novas vagas, projetos de pesquisa, ações e programas, eventos de extensão, além de documentos institucionais.

 

Com versões online e impressa, a Agenda IFMS divulga semanalmente as principais ações realizadas nos dez campi e na reitoria. O informativo também fica publicado na capa do site institucional.

 

Na Página do Servidor, são disponibilizadas informações de interesse exclusivo dos docentes e técnicos-administrativos do IFMS. O conteúdo trata de temas como capacitações, editais voltados a servidores, gestão de pessoas, entre outros.

 

Outra ferramenta voltada ao público interno é o 'Entre Nós', boletim online enviado quinzenalmente aos servidores e que reúne conteúdo da Página do Servidor, do site institucional e de fontes externas.

 

No perfil oficial do IFMS no Facebook, o usuário pode manter contato direto com a instituição e, ainda, curtir e compartilhar postagens com conteúdos relacionados ao ensino, pesquisa, extensão e gestão. Nos primeiros quatro meses deste ano, foram registrados mais de 4 mil compartilhamentos de publicações feitas na rede social.

 

O Canal do IFMS no Youtube reúne todo o conteúdo em vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação Social. São vídeos sobre a abertura de novas vagas, tutorais, institucionais, entre outros.

 

O Boletim Eletrônico do IFMS também é uma ferramenta para divulgação de informações institucionais. O interessado cadastra o e-mail e recebe, semanalmente, as principais notícias publicadas no site institucional.

 

Nacional - O Governo Federal possui uma conta no Whatsapp, com canais segmentados por público. 

 

O canal 'Servidores' divulga conteúdo sobre capacitações, concursos e serviços. Em 'Planalto' são compartilhadas notícias sobre o Poder Executivo e a agenda oficial do presidente. Já em 'Assuntos Federativos', o usuário recebe informações de interesse de estados e municípios.

 

O acesso pode ser feito pela página da Secretaria Especial de Comunicação Social, no site do Governo Federal.



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document