Untitled Document
TERÇA-FEIRA, 16 DE JULHO DE 2019
14 de MAIO de 2019 | Fonte: Folha de Naviraí/ Jr Lopes

Associação de Capoeira Maré de Dendê é regularizada e atende mais de 40 crianças em Naviraí

Regularização da Associação Cultural Educacional e Desportiva de Capoeira Maré de Dendê foi viabilizada pelo deputado estadual Herculano Borges (SD).
Projeto social de Capoeira é desenvolvido desde o ano de 2000 em Naviraí (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)

Atendendo atualmente mais de 40 crianças e adolescentes em uma sede cedida pela comunidade do bairro Vila Nova em Naviraí, a Associação Cultural Educacional e Desportiva de Capoeira Maré de Dendê obteve mais uma importante conquista. Na semana passada a entidade, que atua sem fins lucrativos, foi oficialmente legalizada com o registro de Estatuto Social e o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).

 

Edvaldo Custódio Jorge Cidreira (Mestre Capixaba), que comanda o projeto de inclusão social da Associação Cultural Educacional e Desportiva de Capoeira Maré de Dendê, explicou que esta era uma etapa que há muito tempo era aguardada pela entidade. Ele explica que o apoio do deputado estadual Herculano Borges (SD), um incentivador do esporte no Mato Grosso do Sul, foi fundamental para a legalização da Associação.

 

– Nossos agradecimentos ao deputado Herculano Borges por ter sido nosso parceiro nesta etapa importante do projeto – diz Mestre Capixaba.

Aulas de capoeira são ministradas pelo mestre Capixaba em um local cedido pela comunidade do bairro Vila Alta (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)

A Associação Cultural Educacional e Desportiva de Capoeira Maré de Dendê iniciou suas atividades em Naviraí no ano de 2000, quando o projeto era desenvolvido na quadra de esportes da Escola Milton Dias Porto, no bairro Jardim Paraíso, onde permaneceu por cinco anos.

 

Entre os anos de 2005 e 2016, sempre comandadas pelo Mestre Capixaba, as aulas de capoeira passaram a ocorrer nas dependências da Creche Vera de Brida, também no bairro Jardim Paraíso. De 2016 até os dias atuais, o projeto social da Associação Cultural Educacional e Desportiva de Capoeira Maré de Dendê passou a ser desenvolvido na sede localizada na Rua Cantídio Correia da Silva, Nº 1.580, bairro Vila Nova.

Regularização da Associação Cultural Educacional e Desportiva de Capoeira Maré de Dendê contou com apoio do deputado Herculano Borges (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)

Para participar das aulas do projeto social é fundamental que a criança ou adolescente esteja matriculado em escola pública, frequentando as aulas e ter boas notas escolares. A clientela atendida pela Associação são, em sua maioria, oriundas dos bairros Vila Alta e Jardim Paraíso e dos residenciais Belo Horizonte e Nelson Trad.

 

– Nossa meta é atender o máximo de crianças preservando a cultura afrodescendente, promovendo a inclusão social através da Capoeira, onde fazemos desta arte um instrumento de socialização – conclui o Mestre Capixaba.

Dezenas de crianças e adolescentes são atendidas pela Associação Cultural Educacional e Desportiva de Capoeira Maré de Dendê (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)


Untitled Document
Últimas Notícias
Naviraí faz carreata em prol da valorização do comércio local
Atleta de Naviraí se destaca na 3ª Corrida Internacional em Ponta Porã
Contribuinte pode parcelar dívidas do IPVA em até 10 vezes
Untitled Document