ANIP pretende fortalecer a representatividade dos profissionais da comunicação (Foto: Umberto Zum) |
Na noite de terça-feira (09/04), na sala de reuniões da Rádio Karandá-FM, foi discutido e finalizado o Estatuto Social da Instituição, sendo em seguida aclamados, constituídos e nomeados os membros do conselho fiscal e da diretoria executiva da ANIP (Associação Naviraiense de Imprensa Profissional).
Há alguns anos, a criação da associação tem sido anseio da classe dos profissionais da comunicação, que buscam a concretização de sua fundação; esta batalha foi impulsionada, no dia 17 de maio de 2018, quando foi formada a comissão provisória que tinha por objetivo envolver os profissionais da imprensa, unificando pensamentos, para alcançar e promover a criação de um órgão representativo da classe em sua totalidade.
Após inúmeras articulações, é chegada a hora de concretizar as ideologias de uma categoria que sempre esteve presente na vida de cada cidadão e da sociedade, noticiando, levando informação e formando opiniões.
A ANIP nasce forte e de uma forma natural, composta por profissionais de vários segmentos da área da comunicação, marketing e propaganda; a imprensa de Naviraí possui hoje um reconhecido quadro de profissionais que desempenham suas funções e profissões com esmero, lisura e competência, o que ratifica a credibilidade da categoria junto ás instituições e a sociedade em geral.
O trabalho da “imprensa profissional” não se remete somente, a propagação dos acontecimentos no dia-a-dia, mas também ao poder e o dever de levar até a sociedade a veracidade dos fatos, formando uma sociedade mais culta e embasada em verdades, através da comunicação; os profissionais da imprensa garantem aos cidadãos, o direito ao conhecimento e á informação.
A fundação da ANIP vem para marcar uma nova fase de valorização e reconhecimento dos profissionais da imprensa local e da região, que ao longo dos anos tem buscado levar informação de credibilidade a seus públicos, respeitando sempre os princípios, ético e moral, que essa digna profissão exige.
A ANIP ficou assim representada em sua primeira formação oficial:
DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente, Eduardo Mendes (Grupo Medeiros de Comunicação); Vice-Presidente, Soares Filho (Câmara Municipal de Naviraí); 1º Secretário, Rafaela Párcio (Prefeitura Municipal de Naviraí); 2º Secretário, Jota Oliveira (Naviraí Notícias); 1º Tesoureiro, Odilo Balta (Jornal Correio do Sul); 2º Tesoureiro, Umberto Zum, (Ta Na Mídia Naviraí); Diretor de Protocolo, Ariane Silva (Foto e Mídia); Diretor Departamento de Comunicação, Régis Luiz Teixeira (Câmara Municipal de Naviraí/Rádio Karandá) e Assessoria Jurídica, Dr. Wilson Vilalba Xavier.
CONSELHO FISCAL
Presidente, Beto Corrêa (Prefeitura Municipal de Naviraí; Vice-Presidente, Eunice dos Santos (Rádios Cidade-FM e Maracaí-FM); 2º Vice-Presidente, José Luiz Bressa (Diário do Interior); e Membros, Luciana Barbosa (Festa Do Dia); Edilson Oliveira (Sul News) e Fábio Vilarinho (Giro Naviraí).
Após a criação da associação e a devida formação de sua diretoria e conselho, o próximo passo, será a Cerimônia de Posse dos outorgados, data que ainda será marcada e divulgada pelos membros eleitos.
A Imprensa de Naviraí, teve seu primeiro registro em Dezembro de 1974, quando então, circulava o Jornal de Naviraí, hoje com o nome “Diário do Interior”, o primeiro Informativo Impresso existente à época; e logo após com a implantação da Rádio Cultura AM, hoje “FM”, que já abrangia grande parte do perímetro urbano.