Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
22 de MARÇO de 2019 | Fonte: Assessoria

Prefeitura de Naviraí recebe versão final do Plano Municipal de Coleta Seletiva

Naviraí é um dos três municípios brasileiros, com até 50 mil habitantes, que foi selecionado para receber um plano de coleta seletiva do lixo doméstico.
Coleta seletiva em Naviraí deve começar no mês de julho, diz o gerente de Meio Ambiente da Prefeitura (Foto: Divulgação)

Foi realizada na noite de quinta-feira (21/03), no Auditório do IFMS no Centro de Formação Educacional Senador Ramez Tebet, a Audiência Pública para a apresentação da versão final do Plano Municipal de Coleta Seletiva. Naviraí é um dos três municípios brasileiros, com até 50 mil habitantes, que foi selecionado para receber um plano de coleta seletiva do lixo doméstico. 

 

O projeto denominado de “Programa Cidade + Naviraí”, através da Ong Recicleiros (organização sem fins lucrativos, especializada em gestão sustentável de resíduos sólidos) que tem sede em São Paulo e atuação de 11 anos em todo território brasileiro para criar modelos inovadores e de alto impacto socioambiental.

 

A Inscrição do município de Naviraí foi possível quando o gerente de Meio Ambiente Astolfo Carlos Mendes e toda a equipe da Gerência de Meio Ambiente elaboraram um projeto apresentando Naviraí como interessada em participar do processo de coleta seletiva.

 

Durante a audiência pública, os diretores da Ong Erick Burguer e Rafael Henrique fizeram a apresentação do referido plano com a presença de seguimentos da sociedade, presidente de bairros, acadêmicos, das universidades UEMS, UFMS, IFMS, diretores de escolas, vereadores Claudio Cezar (Fi da Paiol) Rosangela Sofa e outras autoridades.

 

A Participação dos presentes foi de grande importância no evento onde puderam tirar dúvidas da implantação do projeto, assim como opinar com sugestões que poderão ser avaliadas para o bom andamento do referido projeto.

 

Segundo Astolfo a partir do dia 23 de março já estará a disposição no site da Prefeitura as inscrições para os coletores que quiserem fazer parte da associação que será instituída para o desenvolvimento do projeto de Coleta Seletiva.

Audiência Pública foi realizada no campus do IFMS de Naviraí (Foto: Divulgação)

A parte técnica com total organização da Recicleiros destaca que será feito uma ampla divulgação de como será a funcionalidade desse projeto, segundo eles para a implantação do projeto, terá um investimento com custo que ultrapassa R$ 1,8 milhões, que virá de financiamento de empresas parceiras sem custo algum para o município.

 

O projeto será desenvolvido pela Recicleiros com financiamento da SIG Combibloc, uma das principais fornecedoras mundiais de embalagens cartonadas e máquinas de envase para alimentos e bebidas.

 

Depois dos esforços em transformar o sonho da coleta seletiva e da reciclagem do município uma realidade, foram mais de 05 meses de trabalhos desde o momento em que foi conquistado o prêmio do Edital Cidade+Recicleiros, não se trata apenas de um plano, hoje celebra também o início da implementação do que está previsto neste plano. Começa a partir de agora a fase de tirar do papel e colocar na prática o que foi trabalhado até aqui para fazer acontecer.

 

Para o prefeito Dr. Izauri Macedo, que desde o início sempre apoiou o projeto, “Naviraí tem o orgulho de dizer, que em 4 meses já está previsto o início do processo de coleta seletiva, gerando benefícios incontáveis para a cidade e para o povo, a partir de agora e cada vez mais, a responsabilidade por fazer desse projeto a maior referência em coleta seletiva e reciclagem no Brasil está nas mãos de cada um de nós”. Destaca o prefeito.

 

O gerente de Meio Ambiente do município, acredita que nos primeiros dias de julho deste ano, a coleta começa acontecer em definitivo com previsão de coletar 55 por cento do material reciclável na cidade, gerando empregos e acima de tudo consciência ambiental.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document