Untitled Document
SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
21 de MARÇO de 2019 | Fonte: Assessoria

Saúde de Naviraí faz alerta sobre a Dengue

Alerta foi feito pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica, setor subordinado à Gerência de Saúde do município.
Bloqueio químico com aplicação de inseticida é realizado no combate ao mosquito transmissor da Dengue (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)

A Gerência de Saúde do município de Naviraí, por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, que tem como coordenadora a enfermeira Danila Queiroz, alerta a população naviraiense para o numero de casos suspeitos de Dengue, Zica e Chikungunya que atualmente vem sendo constado atualmente.

 

Danila entende que é preciso um esforço geral não só por parte das autoridades, mas que a população faça sua parte com consciência no sentido de evitar uma maior proliferação. Ela ressalta que; fazendo uma comparação em 2018 foram constados 27 casos suspeitos, e neste ano até o presente momento são 70 casos suspeitos da doença.

 

Entre esses casos suspeitos com alguns positivos onde já foi feito o isolamento do tipo de vírus que no caso é o tipo 2, o que causa uma preocupação maior porque segundo Danila porque há anos esse tipo de vírus não circula em nossa região e com isso a grande maioria da população corre a risco de pegar a doença, até porque a pessoas pode pegar dengue até quatro vezes. A enfermeira destaca que existem quatro sorotipos e na última epidemia circulou o tipo 01 e agora é o tipo 02.

 

Danila orienta a população em estar procurando as Unidades Básicas de Saúde, Hospital e agora a Unidade Dr. Antonito Pires de Souza (Varjão) com funcionamento no período noturno, caso apresentar sintomas como: febre, náuseas, vômitos, manchas vermelhas pelo corpo, dor muscular, dor de cabeça, e dor ao redor dos olhos. Importante quando as pessoas forem a um desses atendimentos, pedirem para ser notificados, com esse comportamento, irá ajudar os profissionais da área a executar ações para o combate da doença.

 

A enfermeira enfatiza ainda a importância das pessoas em casa estar se hidratando, tomando muita água, chás, sucos e comendo frutas, além do soro de hidratação oral que é disponibilizado na rede de saúde, ou em casa também pode fazer com água, sal e açúcar o famoso soro caseiro, são  mecanismos que ajudam aumentando a imunidade contra a doença.

 

Danila lembra que é importante as pessoas se cuidarem, muitas vezes elas têm uma melhora e não voltam para fazer um acompanhamento uma avaliação, porque a maioria das complicações da dengue aparece depois que termina a febre, a doença começa a progredir a partir do terceiro dia, então é de suma importância esse acompanhamento para evitar complicações, porque se trata de uma doença perigosa. Caso apareçam alguns sintomas, como dor abdominal intensa e continua, vomito persistente, sangramentos por menor que ele seja, no nariz, entre os dentes, nas fezes, manchas roxas, hipotermia, diminuição do xixi e sonolência principalmente em crianças, não deixe de procurar o médico rapidamente para o pedido do exame de hemograma.

 

A coordenação de Vigilância Epidemiologia comunica que qualquer informação poderá ser obtida na Gerência de Saúde ou nas Unidades Básica.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document