Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
20 de FEVEREIRO de 2019 | Fonte: IBGE

IBGE realizará testes em três municípios de MS

Teve início nesta quarta-feira (20/02), testes pilotos do censo 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O objetivo é verificar o funcionamento dos dispositivos móveis que armazenarão os dados da coleta (smartphones com questionários digitais). 

 

Em Mato Grosso do Sul, a partir de amanhã (21/02), os municípios de Aquidauana, Corumbá e Campo Grande participarão da pesquisa prévia. Uma das etapas avaliadas neste momento é a Pesquisa Territorial do Entorno Urbanístico dos Domicílios, a fim definir as principais características das áreas urbanas. 

 

O trabalho facilitará o trabalho dos recenseadores em etapas posteriores do recenseamento, por isso, nos próximos dias serão testados os parâmetros e rotinas deste levantamento de campo, que é realizado pelos especialistas em geociências do IBGE.

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

A Pesquisa do Entorno Urbanístico verifica se os domicílios a serem visitados estão em um aglomerado subnormal, se as ruas têm calçamento, iluminação pública, coleta de lixo, bueiros, pontos de ônibus, faixas para pedestres, arborização ou, ainda, se as vias de acesso permitem a passagem de veículos.

 

Há esgoto a céu aberto? Há rampas para portadores de deficiência? As calçadas permitem a passagem de cadeirantes?

 

Para o Censo 2020, além das questões anteriores, também será investigada a existência de piso tátil para deficientes visuais, além de ciclovias e dos elementos de convívio (bancos de praça, quadras de esportes etc.).

 

PREVISÃO 2020

O Censo 2020 está previsto para começar em agosto do ano que vem. Nesta operação, cerca de 220 mil recenseadores visitarão mais de 70 milhões de domicílios nos 5.570 municípios de todo o país. 

 

Serão investigados os principais aspectos da vida dos brasileiros, como educação, saneamento básico, religião, deficiências físicas, trabalho, rendimento etc. O orçamento do Censo 2020 e os processos seletivos necessários para a contratação dos recenseadores ainda aguardam autorização do governo federal.



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document