Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
14 de FEVEREIRO de 2019 | Fonte: G1

Airbus anuncia fim da produção do maior avião de passageiros do mundo

A empresa decidiu encerrar a fabricação após seu maior cliente da aeronave, a Emirates, reduzir pedidos e substituí-los por modelos menores e mais econômicos.
Foto de arquivo de junho de 2009 mostra um Airbus A380 pousando em Paris, na França — Foto: Pierre Verdy/AFP

A Airbus anunciou que vai parar de produzir o A380, o maior avião de passageiros do mundo, informam as agências internacionais de notícias nesta quinta-feira (14). O último modelo será entregue em 2021.

 

A gigante da aviação decidiu encerrar a fabricação do superjumbo após seu maior cliente dessa aeronave, a Emirates, reduzir pedidos e substituí-los por modelos menores e mais econômicos.

 

“Não temos nenhuma base para sustentar a produção, apesar de todos os nossos esforços de vendas para outras companhias aéreas nos últimos anos”, disse Tom Enders, CEO da Airbus, segundo informa a rede “CNN”.

 

O A380 chegou ao mercado há 14 anos, em uma gigantesca aposta da Airbus.

Um Airbus A380 é visto sobre a cidade de Hamburg-Finkenwerder, na Alemanha, em agosto de 2005 â?? Foto: Kay Nietfeld/Pool/AFP
Um Airbus A380 é visto sobre a cidade de Hamburg-Finkenwerder, na Alemanha, em agosto de 2005 — Foto: Kay Nietfeld/Pool/AFP

A empresa entregou 234 superjumbos até hoje, menos de um quarto dos 1.200 que previa vender. A Emirates tem 100 A380 em sua frota. O avião pode transportar mais de 800 passageiros.

 

Os planos da Airbus foram prejudicados por companhias aéreas que voltaram atenções para jatos de passageiros mais leves e mais econômicos.

 

“O anúncio de hoje é doloroso para nós e para as comunidades do A380 em todo o mundo”, disse Enders. “Mas os A380 ainda voarão por muitos anos e a Airbus continuará apoiando as operadoras do A380”.

Foto de junho de 2007 mostra um Airbus A380 decolando para um voo de demonstração no aeroporto internacional de Sydney, na Austrália â?? Foto: Torsten Blackwood/AFP
Foto de junho de 2007 mostra um Airbus A380 decolando para um voo de demonstração no aeroporto internacional de Sydney, na Austrália — Foto: Torsten Blackwood/AFP


Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document