Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
14 de JANEIRO de 2019 | Fonte: Glarin Bif/ Assessoria

10ª Jornada Técnica da Soja reúne mais de 300 participantes

Evento teve uma programação diversificada, com apresentação de experimentos desenvolvidos pelo corpo técnico da Cooperativa na UDT e muito mais.
Evento contou com uma vitrine tecnológica de 05 estações e duas palestras (Foto: Copasul/assessoria)

Produtor valorizado, é produtor bem informado! Essa é a premissa que move a Copasul a sempre promover diversos eventos de qualidade e que difundam informações técnicas e novas tecnologias que possam ser aplicadas no dia a dia do produtor rural. Prova disso, foi a realização da 10ª Jornada Técnica  da Soja, no dia 09 de janeiro, em Naviraí, reunindo mais de 300 pessoas.

 

O evento teve uma programação diversificada, com apresentação de experimentos desenvolvidos pelo corpo técnico da Cooperativa na UDT (Unidade de Difusão de Tecnologias), ao lado do Silos Itaquiraí, além de uma vitrine tecnológica com 05 estações e duas palestras, uma no período da Manhã na UDT é outra a tarde na Fazenda Vaca Branca, do cooperado Júlio Jacintho. A primeira abordou como o solo pode ajudar a construir altas produtividades e foi conduzida pelo professor Cássio Tormena. "Há uma necessidade de que os sistemas de produção hoje devam ser feitos com um bom nível de qualidade de solo, ou seja, que permita obter altas produtividades, sem risco de degradação, e principalmente em situações de estresse climático, como esse ano. Pudemos abordar duas questões, primeiro a questão de correção de solo e junto com isso a questão de compactação. Raiz na superfície é segurança baixa para o agricultor. Nós precisamos sempre fazer bom diagnósticos, precisamos cada vez ser mais eficientes", comentou Tormena.

Mais de 300 pessoas prestigiaram a 10ª Jornada Técnica  da Soja (Foto: Copasul/assessoria)

A segunda apresentação do dia abordou a "Fisiologia da soja de alta produtividade", com o professor Marcos Iamamoto. Em sua palestra o professor falou sobre metodologias e novas tecnologias que podem levar a alcançar altas produtividades, e também sobre reguladores de crescimento. "Quanto mais estresse hídrico, mais eu tenho que proteger a planta. Esse é o conceito de boas práticas agronômicos, Como um jardineiro atua? Nós estamos sendo detalhistas como deveríamos em uma cultura como a soja? Já os reguladores de crescimento são algo relativamente novo. Em um ano bom a soja vai crescer demais, e quanto mais cresce mais acama, perdendo produção. É extremamente importante começar a regular plantas".

 

Estiveram presentes cooperados de diversas regiões atendidas pela Cooperativa, como o cooperado de Nova Andradina, Fernando Nalin, que participou do evento pela primeira vez. "Achei muito bom. Como são palestras técnicas são bem explicativas para o agricultor e em uma linguagem que nós entendemos e podemos absorver. A questão dos experimentos chamou a atenção, porque foi possível observar a diferença do desenvolvimento da planta a partir da época de plantio. E vindo no evento, criamos mais vínculos, amizades e conhecemos novas regiões". O encerramento foi na Associação Esportiva e Recreativa da Copasul (AREC), com churrasco e música ao vivo, além de exposição de máquinas e implementos de empresas parcerias.



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document