Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
10 de JANEIRO de 2019 | Fonte: Campo Grande News

Com opção disponível, 15% podem migrar para tarifa branca em MS

Vídeo que denegria as vítimas foi compartilhado nas redes sociais e no WhatsApp em MS. Menino de 12 anos e adolescente de 17 também respondem ao crime.
Na área de concessão da Energisa, que representa 1.018.269 consumidores, apenas 74 clientes se cadastraram. (Foto: Henrique Kawaminami)

Desde o dia 1 de janeiro, a opção pela tarifa branca está disponível para quem consome mais de 250 KWh/mês (cerca de 15,9 milhões de unidades consumidoras no País). Em Mato Grosso do Sul, 15% estão dentro do público elegível para adesão.

 

Na área de concessão da Energisa, que representa 1.018.269 consumidores, apenas 74 clientes se cadastraram. A tarifa branca sinaliza aos consumidores a variação do valor da energia conforme o dia e o horário do consumo.

 

A referida tarifa é oferecida para as unidades consumidoras que são atendidas em baixa tensão (residências e pequenos comércios, por exemplo) e não se aplica a consumidores residenciais classificados como baixa renda, beneficiários de descontos previstos em Lei, e à iluminação pública.

 

A presidente do Concen (Conselho dos Consumidores da Área de Concessão da Energisa-MS), Rosimeire Costa, alerta que para a tomada de decisão sobre migração é preciso uma análise criteriosa da demanda da família ou rotina da empresa para garantir a efetiva redução, que pode ficar entre 30% e 40% no consumo de energia elétrica.

 

“Para isso, é preciso disciplina e que o consumidor não usufrua de carga total em residência de 16h30 a 21h30. Se não houver esse controle, no lugar de redução, pode haver até aumento no consumo, além de que uma migração não planejada prejudica toda sociedade porque a troca do equipamento custa em torno de R$ 1 mil, custo que não é pago individualmente e sim por todos os consumidores da área da concessão”.

 

Aprovada em 2016, a aplicação da tarifa segue um cronograma de preferência, de modo a priorizar as solicitações com as seguintes características:

 

• 1º de janeiro de 2018, para novas ligações e para unidades consumidoras com média anual de consumo mensal superior a 500 kW/h;

• 1º de janeiro de 2019 para unidades consumidoras com média anual de consumo mensal superior a 250 kW/h; e,

• 1º de janeiro de 2020 para todas as unidades consumidoras.

 

Alerta sobre gastos no verão - Uma geladeira de duas portas, ligada o dia todo, consome, em média, 56 kwh no mês, enquanto a de uma porta consome 39 kwh. Já um ar condicionado Split de 15 a 20 BTUs tem consumo médio de 293 kwh em um mês, quando ligado 8 horas por dia.

 

Em dezembro o consumo de energia elétrica em Mato Grosso do Sul atingiu pico entre os 74 municípios atendidos na área de concessão da Energisa. O salto no consumo é creditado ao aumento na temperatura média em torno de 4%, conforme a CPTEC/Inpe.



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document