Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
24 de AGOSTO de 2018 | Fonte: Agência Brasil

Bebidas alcoólicas mataram 3 milhões de pessoas em 2016, aponta estudo

Pesquisa adverte que não há um nível seguro de consumo para não prejudicar a saúde
De acordo com o levantamento, 2 bilhões de pessoas ingeriram álcool de forma recorrente (Foto: Divulgação)

Um estudo da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, aponta que o consumo de álcool foi responsável pela morte de 3 milhões de pessoas no ano de 2016. O trabalho, publicado pela revista The Lancet, mostra que o álcool é a causa de 12% das mortes de homens com idades entre 15 e 49 anos e alerta que não há um nível seguro de consumo para não prejudicar a saúde.

 

“Os riscos à saúde associados ao álcool são enormes”, afirma a pesquisadora Emmanuela Gakidou, do Instituto para Medidas e Avaliações de Saúde da Universidade de Washington. “Nossas descobertas são consistentes com outro estudo recente que encontrou correlações claras e convincentes entre a bebida e as mortes prematuras, o câncer e os problemas cardiovasculares”, explica.

 

O estudo não faz diferenciações sobre o tipo de bebida consumida. De acordo com a pesquisa, 2 bilhões de pessoas ingeriram álcool de forma recorrente. Do total, 63% são homens. Os pesquisadores mensuraram que o consumo médio por pessoa foi de 10 gramas de álcool, o equivalente a um pequeno copo de vinho tinto, uma cerveja ou uma dose de uísque.

 

O trabalho também aponta que o consumo de álcool foi associado a 23 problemas relacionados à saúde, incluindo doenças cardiovasculares, diferentes tipos de câncer, cirrose, diabetes, epilepsia, pancreatite, infeções respiratórias e tuberculose, entre outros. Lesões causadas por acidentes foram incluídos na pesquisa. O levantamento utilizou 694 fontes de dados de consumo de álcool de diferentes regiões do mundo e como 592 estudos de projeções e perspectivas sobre o risco do álcool.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document