Projeto do museu é fruto de convênio do Executivo estadual com a Petrobras, por intermédio da UFMS (Foto: Álvaro Rezende/Correio do Estado) |
Pelo valor de R$ 2,1 milhões, a Construtora Maksoud Rahe Ltda venceu a licitação para executar a instalação e montagem de infraestrutura para o Museu Interativo da Biodiversidade, no Aquário do Pantanal. Mesmo sem saber se a obra andará, o Governo do Estado precisou abrir a concorrência para não perder o dinheiro do convênio com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)
O resultado da licitações foi publicado hoje (10), no Diário Oficial do Estado (DOE). No dia 4 de julho, o jornal Correio do Estado publicou uma matéria quando a licitação foi lançada para que as empresas se candidatassem.
Na época, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) explicou que o certame precisava ser lançado para que o financiamento não fosse perdido. “Se a gente não abrisse [a licitação], a Semagro [Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar] perderia esse dinheiro da Financiadora de Estudos e Projetos [Finep], então é para assegurar o recurso, a transferência do Finep Nacional para Secretaria de Desenvolvimento”, ressaltou Azambuja na ocasião.
O projeto do museu é fruto de convênio do Executivo estadual com a Petrobras, por intermédio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), firmado em 2014, ano previsto para entrega do Aquário.