A umidade relativa do ar pode atingir até 12% na Capital e em outras 30 cidades de Mato Grosso do Sul na tarde desta segunda-feira (16), alerta o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 60%.
Devido ao baixo índice, o Inmet alerta para risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Além de Campo Grande, o aviso é válido para Alcinópolis, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Brasilândia, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Nova Andradina, Paranaíba, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Selvíria, São Gabriel do Oeste, Terenos, Três Lagoas e Água Clara.
A orientação do Inmet para os moradores destas cidades é: beber muito líquido, evitar desgaste físico e exposição ao sol.
Previsão – O clima deve continuar quente e seco até pelo menos quinta-feira (19) quando, segundo o Inmet, uma frente fria se aproxima do Estado, pelo sudoeste, aumentando a nebulosidade na área. Porém, como o ar está muito seco não é esperado chuva.