Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2019
28 de JUNHO de 2018 | Fonte: Agência Brasil

CGU moderniza Portal da Transparência

Pela primeira vez, desde que foi criado em 2004, o Portal da Transparência faz mudanças que podem ajudar significativamente as pesquisas dos contribuintes brasileiros que pretendem acompanhar os gastos do governo. A Controladoria-Geral da União (CGU) anunciou hoje (28) novidades do “novo Portal”, como ferramentas de pesquisa, que permitirão, por exemplo, que o cidadão consulte, pelo nome de um servidor ou de uma empresa, todas as informações relacionadas como valor de salários, custos de diárias e passagens, e no caso de pessoa jurídica, recursos financeiros recebidos, punições que tenham sofrido e a lista dos contratos que mantém com o Poder Público.

 

A ideia foi modernizar o site, que até então vinha recebendo incrementos apenas de informações alimentadas. Agora, segundo o órgão, as pesquisas permitem que vários bancos de dados, de diferentes órgãos, sejam cruzados para fornecer o máximo de detalhes sobre os usos de recurso públicos.

 

Além das ferramentas de busca, o sistema agora também permite recorrer às tabelas interativas, agregando valores ou incluindo colunas de acordo com o interesse do usuário. Outra novidade é que o Portal agora pode ser acessado pelos dispositivos móveis, como celulares e tablets.

 

Em termos de conteúdo, foram incluídas novas informações como detalhes sobre licitações e contratos, acordos de leniência com empresas que cometeram atos de corrupção e despesas geradas por emendas parlamentares. Nesse último caso, o contribuinte poderá acessar qual foi a bancada e o deputado que destinou valores para uma determinada área, qual o volume de recursos e em que estágio está a liberação do dinheiro, além do nome da empresa contratada.



Untitled Document
Últimas Notícias
Conselho Estadual de Agrotóxicos elabora plano para difusão do Manejo Integrado de Pragas em MS
Adolescente morre após ser agredido com enxada
Com faca, homem ameaça e rouba bolsa de mulher
Untitled Document