Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
15 de JUNHO de 2018 | Fonte: Dourados News

Dourados tem maior taxa de homicídio entre as maiores de MS

Dourados lidera o ranking de violência no Estado entre as cidades com maior índice populacional em Mato Grosso do Sul. A taxa de homicídios no município é de 31,6 a cada 100 mil habitantes.  

 

Os dados são do Atlas da Violência divulgado nesta sexta-feira (15) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que reúne os números de homicídios registrados nos municípios brasileiros com população superior a 100 mil habitantes. 

 

Em MS, além de Dourados, os dados foram colhidos em Campo Grande, Três Lagoas e Corumbá.

 

Na Capital, o índice de homicídio é de 29,7 seguido de Três Lagoas com taxa de 27,7 e Corumbá com 22,9 mortes violentas a cada 100 mil habitantes.

 

COMPARAÇÃO

Algo que chama atenção é que os dados apontados em Dourados são superiores a outras quatro capitais brasileiras. Confira abaixo:  

 

• São Paulo (SP): taxa de 14,9 homicídios a cada 100 mil habitantes

 

• Florianópolis (SC): taxa de 18 homicídios a cada 100 mil habitantes

 

• Vitória (ES): taxa de 23,1 homicídios a cada 100 mil habitantes

 

• Brasília (DF): taxa de 27,9 homicídios a cada 100 mil habitantes

 

CONCENTRAÇÃO

De acordo com o levantamento, a violência no Brasil se concentra em algumas áreas específicas, ressaltando a importância de intervenções em determinados pontos do País. 

 

“Ainda que uma política de segurança pública tenha como característica principal a universalidade, o planejamento para a prevenção e o controle do crime deve levar em conta a focalização territorial, ou uma maior ênfase de determinadas ações em alguns territórios, tendo em vista que a prevalência do fenômeno criminal ocorre de forma concentrada”, afirma o relatório. 

 

Em 2016, Dourados fazia parte das cidades que concentravam 75% dos homicídios no País.

 

Em MS foram analisados outros quatro municípios, sendo Campo Grande, Corumbá, Ponta Porã e Três Lagoas. 

 

CONCLUSÃO

O estudo conclui que, levando em consideração a concentração da violência, “fica claro que com planejamento e políticas focalizadas territorialmente é possível mudar a realidade dessas comunidades e bairros, com grande impacto nas condições de segurança pública das cidades e mesmo do país”. 

 

Além disso, diante das diferenças de condições de desenvolvimento humano nos municípios mais e menos violentos, é possível ressaltar “a importância de investir em nossas crianças hoje para que elas não sejam os bandidos de amanhã”.



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document