Untitled Document
SEGUNDA FEIRA, 22 DE OUTUBRO DE 2018
06 de JUNHO de 2018 | Fonte: Campo Grande News

Começa a valer alíquota de 12% do ICMS sobre diesel nesta quarta-feira

Medida foi aprovada ontem e foi proposta para se terminar a greve dos caminhoneiros
Consumidores na fila de posto de combustível em Campo Grande (Foto: Saul Schramm/Arquivo).

Começa a vigorar nesta quarta-feira (dia 6) a alíquota de 12% do ICMS (Imposto sobre Circulação e Mercadorias) sobre o diesel. A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado de hoje.

 

A medida foi aprovada em regime de urgência na terça-feira (dia 5), mesmo dia em que o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) sancionou.

 

Com a redução de alíquota, a estimativa do governo é que o desconto nas bombas dos postos de combustíveis de MS chegue a R$ 0,60 o litro. A soma é resultado da redução que o governo federal concedeu às refinarias com a que o Estado aprovou ontem.

 

Contudo, o governo estadual ponderou, ontem, que o desconto deve começar a ser aplicado de fato nos próximos dias. Isso porque, muitos estabelecimentos ainda têm estoques de diesel com o preço anterior, sem a redução do ICMS.

 

Os 12% do imposto será "nas operações e nas prestações interestaduais, destinadas a contribuinte ou não do imposto, ressalvadas as operações com bens e mercadorias importados do exterior".

 

Antes da nova lei, o Executivo estadual cobrava 17% de ICMS sobre o diesel. Com a queda de cinco pontos percentuais, MS se iguala aos estados de São Paulo e Paraná. O governador estima que o índice vai permitir que o Estado possua um dos preços mais baixos do diesel.

 

A redução do imposto sobre o diesel foi uma das medidas para encerrar a greve dos caminhoneiros em Mato Grosso do Sul, que teve duração de 10 dias.



Untitled Document
Últimas Notícias
Reunião define prazo para regularização de casas da Vila Industrial em Naviraí
Semana na ALMS tem sessão solene, plenárias e CCJR
Abstenção em MS elegeria nove vezes o deputado eleito menos votado no Estado
Untitled Document