Aprovado na Câmara dos Deputados na última semana, texto-base do projeto de lei que estabelece a inclusão automática e obrigatória de consumidores e empreendedores no Cadastro Positivo poderá injetar R$ 20 bilhões na economia de Mato Grosso do Sul e possibilitar acesso ao crédito para um contingente adicional de 566 mil consumidores.
Os números fazem parte de recorte, por Estado, de pesquisa da Serasa Experian, na qual foi constatado que o novo Cadastro Positivo pode inserir até 22 milhões de consumidores no mercado de crédito nacional e mais de R$ 1 trilhão na economia brasileira, sob a forma de demanda por operações de crédito.
De acordo com a pesquisa ampliada, Mato Grosso do Sul, com 39,5% de inadimplentes, apresenta um índice inferior à média brasileira, que é de 40,3%. A exemplo do que deve ocorrer no resto do País, o novo Cadastro Positivo tende a promover uma redução de até 45% na inadimplência no Estado e poderá ainda adicionar 566 mil pessoas ao mercado de crédito, o que representa cerca de 20% da população total de MS.